Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os de segunda pessoa do plural: "Vossa Senhoria nomeará vosso substituto".
mostrar texto associado
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal, pois, embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa, isso porque o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".
mostrar texto associado
Em “O sucesso da primeira edição do desafio levou a União dos Escoteiros do Brasil a reeditar a competição. Porém, neste ano, a obtenção das insígnias ficou mais difícil...”, o termo em destaque se refere ao ano da primeira edição.
mostrar texto associado
Considerando as expressões “ninguém”, “essa”, “de lá pra cá”, “agora” e “todo mundo”, é possível afirmar que o autor recorre, basicamente, às classes gramaticais dos pronomes e dos advérbios para modalizar e introduzir os cinco primeiros parágrafos do texto.
mostrar texto associado
No parágrafo 5, os usos do pronome de tratamento ali existente funcionam como uma estratégia discursiva para levar o leitor a aliar-se ao enfoque do autor, no sentido de realizar uma aproximação entre receptor e texto, incluindo o leitor na discussão sobre o tema, mostrando que o assunto do texto interessa a todos.