Filtrar


Questões por página:
Considere as seguintes palavras: I. deparar e II. demaquilar. As palavras mencionadas têm em comum em seus processos de formação:

Considere as seguintes sentenças:

I. Ele disse que estará disponível no sábado.

II. Que bagunça é essa?

III. Eles terão que me ouvir!

Nas sentenças dadas, a palavra “que” atua, respectivamente, como:

mostrar texto associado
Considere o seguinte excerto: “Entre as baratas ter ou não ter quatro milhões não faz diferença.” Em relação à classe gramatical, as palavras “entre”, “baratas”, “ou” e “não” são, respectivamente:
mostrar texto associado

A partir da leitura do poema acima, julgue o item.


No trecho, ressalta-se o recurso da comparação, empregado para estabelecer conexões entre cão, rio e homens, por meio do uso da conjunção como.

mostrar texto associado

Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na estrutura mórfica das palavras “momento” (linha 15), “conhecimento” (linha 5) e “desenvolvimento” (linha 18), destaca-se o sufixo –mente, formador de substantivos.