Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Julgue os seguintes itens, que se referem a ideias e aspectos linguísticos do texto acima.

A oração “que, em nossos tempos de crise, eles voltem mais uma vez a constituir essa força em um Ocidente sitiado e incerto” (l.19-21) complementa o significado do adjetivo “possível” (l.19).
mostrar texto associado
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “o conceito se aplica tanto aos países ricos quanto aos pobres” (l.2-3), o termo “quanto”, em correlação com o advérbio “tanto”, introduz o segundo elemento de uma comparação de igualdade.
mostrar texto associado

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto Educação prisional, julgue o seguinte item.

A substituição da locução “no entanto” (L.17) por conquanto manteria a relação estabelecida entre a última oração do segundo parágrafo e a que a antecede.

mostrar texto associado
Sem provocar erro morfossintático ou alterações do sentido original, o trecho “conforme dispõem o artigo 5.º, caput, e o artigo 60, § 4.º, IV, da Carta Magna” (l.6-7) pode ser reescrito da seguinte forma: nos termos do disposto nos artigos 5.º, caput, e 60, § 4.º, IV, da Carta Magna.
mostrar texto associado
Leia o seguinte trecho destacado do texto-base da Folha de S. Paulo e assinale a única assertiva INCORRETA:

“As dificuldades para realizar esse jejum em plena crise também se somam a outros fatores que influem diretamente no estado de ânimo geral da população. Dessa forma, a decisão da ONU de reduzir a assistência financeira aos refugiados palestinos e a escassez de combustível e eletricidade na paupérrima Gaza, onde vivem 1,5 milhões de pessoas, deterioraram consideravelmente a situação.”