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A motivação dos funcionários é um elemento importante para o desempenho do negócio, uma vez que trabalhadores motivados costumam ser mais produtivos. Ciente disso, Renato, pedagogo de uma organização pública, decidiu contratar um curso com um renomado palestrante para motivar os empregados de sua organização. Antes de iniciar o curso, Renato aplicou uma pesquisa para aferir o grau de motivação dos empregados e um mês após o término do curso, aplicando novamente a pesquisa, os resultados da avaliação mostraram que o curso não tinha produzido melhorias nos níveis motivacionais. Uma explicação plausível para esse resultado seria:
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I. Os fatores motivacionais, mesmo que mantidos, não são os responsáveis pela retenção das pessoas nas organizações.

II. É um pressuposto do processo de motivação humana que o comportamento humano é orientado para objetivos pessoais.

III. Em relação ao ciclo motivacional humano, uma necessidade pode ser satisfeita ou frustrada, não sendo possível nenhuma forma de compensação.

Um gerente recebeu os seguintes resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada junto a sua equipe: a equipe está desmotivada; os membros da equipe consideram que têm autonomia para realizar o trabalho; os membros da equipe percebem que o trabalho não requer o uso de habilidades variadas e consideram que seu trabalho é pouco relevante para a empresa.
O gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos que permitissem estimular a motivação dos membros da equipe.
Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:

A Teoria de “Motivação de Maslow” afirma que as necessidades humanas não satisfeitas influenciam o comportamento das pessoas. Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
Um supervisor trabalha com uma equipe de quatro colaboradores e percebe que o grupo está desmotivado e realizando o trabalho de forma desinteressada. Eles têm pouca qualificação formal e cada um executa tarefas muito simples e específicas. O supervisor gostaria de estimular a motivação, buscando aumentar a satisfação dos colaboradores e evitar a alienação. Na situação descrita, seria adequado adotar: