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Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir.

Na detonação, a ignição da mistura ar/combustível ocorre fora do ponto ideal, o que causa ondas de choque com aumentos anormais e localizados de temperatura e pressão. Essa ocorrência depende do tipo de combustível e das características do motor.
Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir.

A diferença entre o momento em que a centelha da vela de ignição é gerada e a posição do pistão em relação ao ponto morto superior denomina-se avanço. Basicamente, o avanço pode ser dos tipos a vácuo, centrífugo ou eletrônico. No avanço eletrônico, mais moderno e mais utilizado atualmente, controla-se a injeção e a ignição simultaneamente por meio de uma central eletrônica.
Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir.

A autoignição corresponde à combustão da mistura combustível devido às baixas temperaturas na câmara de combustão, quando o motor está frio, mesmo se a octanagem da gasolina estiver bem ajustada à taxa de compressão do motor. Embora a autoignição não cause dano ao motor, é recomendável a adoção de velas de ignição com grau térmico elevado quando o motor opera com frequentes partidas a frio.
Em um ensaio para medir a emissão de dióxido de carbono, um motor de ignição por centelha, que pode funcionar tanto com gasolina quanto com gás natural veicular (GNV), é primeiramente testado com uma amostra de gasolina composta somente por iso-octano e depois, em condições estritamente iguais às do ensaio anterior, com uma amostra de gás natural composta somente por metano. Ao comparar os resultados, nos pontos em que o motor operava com razão ar/combustível estequiométrica, as leituras indicavam uma diferença de aproximadamente 25% no teor de CO2entre os ensaios.

O ensaio que registrou a redução no teor de CO2 é aquele em que o motor foi abastecido com
Dois motores monocilíndricos, um diesel de dois tempos, e outro à gasolina de quatro tempos, têm o mesmo volume e desenvolvem a mesma pressão média efetiva.

Sendo Td o torque máximo fornecido pelo motor diesel, e Tg o torque máximo fornecido pelo motor à gasolina, a razão Td/Tg é