Filtrar


Questões por página:
A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é um transtorno biomecânico do labirinto resultante do desprendimento de detritos otoconiais da mácula utricular que passam a flutuar livremente durante a movimentação cefálica. O tratamento consiste em manobras de reposicionamento dos otólitos com o objetivo de retornar as otocônias para a mácula. Assinale a alternativa que apresenta a manobra mais eficaz para o tratamento da VPPB de canais simicirculares posteriores.
A laringe é composta por um total de nove cartilagens juntamente com suas membranas de ligação e ligamentos. Sobre a cartilagem cricoidea, é CORRETO afirmar:
Ao observarmos pacientes queimados de face e pescoço, constatamos que a retração tecidual e mesmo a perda de tecido causam limitação das expressões e sensações transmitidas pela face, promovendo um aspecto mumificado, levando à redução das funções das estruturas anatômicas musculares desta região, influenciando, consequentemente, as atividades das funções do sistema estomatognático. A fonoaudiologia colabora, de forma reconhecida, promovendo o equilíbrio miofuncional e estomatognático na reabilitação dos pacientes queimados.
A contribuição da fonoaudiologia para esses casos tem como característica a abordagem na fase:
Inatividade do músculo cricotireoideo, alterações estruturais mínimas, doença de Parkinson, presbifonia, fibrose, paralisia de prega vocal correlacionam-se com a configuração glótica:
Lesões no nervo laríngeo inferior unilateral produzem: