Filtrar


Questões por página:

Com relação à avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil à beira do leito, analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios de alimentação compreendem um amplo espectro e estão sempre acompanhados de dificuldades específicas de deglutição, como recusa alimentar, alterações comportamentais durante a alimentação, preferências alimentares rígidas e crescimento inadequado.

II. Recentemente, a literatura vem relatando um grande número de lactentes com desenvolvimento neurológico normal com disfagia orofaríngea e que apresentam, inclusive, aspiração laringotraqueal silente, principalmente para líquido fino.

III. Algumas das indicações mais frequentes para avaliação fonoaudiológica à beira do leito são: baixo ganho ponderal ou perda de peso, incoordenação das funções de sucção e deglutição, alterações respiratórias, apneia e quedas de saturação associadas à alimentação.


Está correto apenas o que se afirma em

Com relação à intervenção fonoaudiológica nos distúrbios vocais decorrentes da fissura palatina, analise as afirmativas a seguir:

I. Além do esforço respiratório e laríngeo para compensar a perda de pressão oral e a perda de intensidade vocal, pode haver um esforço laríngeo decorrente da presença do distúrbio articulatório compensatório (DAC). II. Em indivíduos com disfunção velofaríngea, o uso das regiões glótica e supraglótica como ponto articulatório compensatório é mais frequente do que o que a avaliação perceptivo-auditiva supõe. III. O sintoma vocal primário e mais frequente, nessa população, é o tom vocal anormal seguido da diminuição da intensidade vocal e o secundário é a rouquidão.

Está correto o que se afirma em
A falta de alinhamento biomecânico entre os diversos segmentos corporais e as alterações do tônus muscular têm impacto negativo, não só na execução de movimentos corporais globais como na postura e na mobilidade das estruturas do complexo orofaríngeo. Considerando essas informações e as características do sistema estomatoglossognático e suas funções nos pacientes com encefalopatia crônica não progressiva, assinale a alternativa correta.
No exame do sistema estomatoglossognático em adultos, a avaliação fonoaudiológica observa aspectos morfológicos, posturais, tônus, mobilidade, força e as funções clássicas e aprendidas. Dessa forma, é correto afirmar:
As fibras musculares esqueléticas são de três tipos: tipo I, tipo II A e tipo II B. Cada feixe apresenta-se com propriedades específicas, e, assim, pode-se direcionar a carga e a duração dos exercícios a serem utilizados para evitar a fadiga muscular, otimizando a resposta terapêutica. Considerando as propriedades das fibras musculares mencionadas, é correto afirmar: