Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A gênese da reconceituação do serviço social na América Latina está relacionada ao questionamento sobre o papel da profissão em face do subdesenvolvimento bem como a determinados condicionantes, entre os quais, o surgimento de novos sujeitos políticos e o impacto da Revolução Cubana.
mostrar texto associado
No Brasil, o serviço social afirmou-se como profissão, nos anos 50 do século XX, por meio da vinculação com o setor privado em contexto de ampliação da relação democrática do Estado junto à sociedade civil.
O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão tendo por pano de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana.

Com relação ao processo histórico do Serviço Social e sua estreita relação com a questão social, é verdadeiro o que se afirma em
Conforme destaca Iamamoto (2009), se a reconceituação viabilizou a primeira aproximação do Serviço Social com o marxismo por rotas tortuosas, o primeiro encontro do Serviço Social com a obra marxiana, dela decorrendo explícitas derivações para a análise do Serviço Social, deu-se no Brasil na década de____________. A vertente marxista no Serviço Social teve seu espaço de ______________ampliado e sua legitimidade reforçada à medida que, no seu processo de maturação intelectual, foi se munindo teórica e_____________de elementos analíticos que lhe permitiram um diálogo íntimo com as fontes inspiradoras do conhecimento.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
O movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na metade dos anos 1960, prolongou-se por uma década e foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. De acordo com apontamentos de Iamamoto (1999), tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, o movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento