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Concurso:
PM-PA
Disciplina:
Serviço Social
No campo das correntes teórico-metodológicas o Serviço Social brasileiro nas últimas décadas vem passando por um dinâmico processo de aprofundamento. Correntes de pensamento das ciências socais vem sendo experimentadas e debatidas. Sobre esse processo ocorrido na profissão desde o Movimento de Reconceituação afirma-se que: I. Na reconceituação brasileira, em função de estarmos em pleno regime de exceção ditatorial, a corrente teórica predominante foi a sistêmica e seu autor mais importante foi Vicente Faleiros. II. A corrente fenomenológica, cujo expoente maior no Brasil foi Ana Augusta de Almeida, ficou conhecida nos arraiais profissionais por implantar a experiência no campo da intervenção profissional chamada de metodologia da articulação, na qual se articulavam forças para enfrentar a dominação. III. Intenção de ruptura foi a forma de denominação do autor José Paulo Netto à influência do marxismo vulgar no Serviço Social durante a Reconceituação. IV. A influência do marxismo no Serviço Social aumentou nas últimas décadas. Mais recentemente o recurso aos textos do próprio Marx e a autores como Gramsci e Lukács deram mais densidade e sustentação à formação profissional e à pesquisa.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Concurso:
TCE-PA
Disciplina:
Serviço Social
No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.
O pensamento de origem marxista permeava o universo profissional dos assistentes sociais antes do movimento de reconceitualização do serviço social.
Concurso:
TCE-PA
Disciplina:
Serviço Social
No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.
A reconceitualização do serviço social decorreu do processo internacional de erosão do serviço social tradicional.
De acordo com Netto (2005), “o movimento de reconceituação tomado, como um movimento ou processo que emergiu em 1965, constitui um marco inarredável e incontornável da história do Serviço Social latino-americano. Foi um movimento que teve início, meio e fim. Segundo o autor, o movimento comportou conquistas, equívocos e descaminhos. Com base na reflexão de Netto (2005), analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta, no que diz respeito às conquistas alcançadas com o movimento de Reconceituação.
I. O movimento de reconceituação possibilitou a articulação de uma nova concepção de unidade latino-americana: com a reconceituação se põe na ordem do dia um intercâmbio e uma interação profissional diferentes, apoiados no explícito reconhecimento da urgência de fundar uma articulação profissional continental que respondesse às problemáticas comuns da América Latina, uma unidade construída autonomamente, sem tutelas confessionais ou imperialistas. II. A explicitação da dimensão política da ação profissional: como toda expressão conservadora, o tradicionalismo do serviço social ocultava a dimensão política da ação profissional numa pretensa assepsia ideológica. O tradicionalismo profissional foi, sempre, visceralmente político, tão visceral quanto inconfessado. III. O confucionismo ideológico, que procurava “sintetizar” as inquietações da esquerda cristã e das novas gerações revolucionarias “não ortodoxas” e “não tradicionais”, engendrando uma eclética mistura de Camilo Torres, Guevara e Paulo Freire com Althusser e Mao Tse-Tung. Curiosa e paradoxalmente, a Reconceituação, que abriu o diálogo do Serviço Social com a tradição marxista, recolheu desta, quase sempre, o que nela havia de menos vivo e criativo. IV. A recusa do profissional do Serviço Social de situar-se como um agente técnico puramente executivo, quase sempre um executor terminal de políticas sociais. A reconceituação assentou as bases para a requalificação profissional.
I. O movimento de reconceituação possibilitou a articulação de uma nova concepção de unidade latino-americana: com a reconceituação se põe na ordem do dia um intercâmbio e uma interação profissional diferentes, apoiados no explícito reconhecimento da urgência de fundar uma articulação profissional continental que respondesse às problemáticas comuns da América Latina, uma unidade construída autonomamente, sem tutelas confessionais ou imperialistas. II. A explicitação da dimensão política da ação profissional: como toda expressão conservadora, o tradicionalismo do serviço social ocultava a dimensão política da ação profissional numa pretensa assepsia ideológica. O tradicionalismo profissional foi, sempre, visceralmente político, tão visceral quanto inconfessado. III. O confucionismo ideológico, que procurava “sintetizar” as inquietações da esquerda cristã e das novas gerações revolucionarias “não ortodoxas” e “não tradicionais”, engendrando uma eclética mistura de Camilo Torres, Guevara e Paulo Freire com Althusser e Mao Tse-Tung. Curiosa e paradoxalmente, a Reconceituação, que abriu o diálogo do Serviço Social com a tradição marxista, recolheu desta, quase sempre, o que nela havia de menos vivo e criativo. IV. A recusa do profissional do Serviço Social de situar-se como um agente técnico puramente executivo, quase sempre um executor terminal de políticas sociais. A reconceituação assentou as bases para a requalificação profissional.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi decisivo no Brasil pois a partir dele surgiu uma nova visão sobre a prática do assistente social, voltada para uma análise crítica da realidade social.
Sobre este Movimento é correto afirmar que:
Sobre este Movimento é correto afirmar que: