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A venda de indulgências provocou reações negativas e protestos em diversos grupos sociais da Europa, que passaram a apoiar alguns movimentos de reforma religiosa, contrários à práticas e às doutrinas católicas, a exemplo do:
A ideia de moderno significa apenas, em sua acepção mais ampla, de hoje, do momento atual, sendo plausível supor que para os homens dos séculos XV e XVI a visão de seu próprio tempo como moderno contivesse um certo sentido de diferença absoluta em relação ao tempo anterior e, ao mesmo tempo, de começo de um tempo totalmente novo. Generalizou-se então, a partir dessas ideias, típicas da autoconsciência renascentista, a alusão ao assim chamado início dos Tempos Modernos, ou, ainda, ao começo ou surgimento da modernidade. RODRIGUES, A. E. M. Aformaçao do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier,2006, p.2.
A ideia de início dos Tempos Modernos aplicada ao contexto dos séculos XV e XVI remete:

“Até o século 18, as civilizações mais avançadas do mundo, em todos os sentidos, eram a Chinesa e Indiana. A própria insistência em buscar novas rotas para o Oriente desde o século 16 (o ‘Caminho das Índias’, entre outros), nos revela de modo cabal que eram os europeus que iam comprar seus artigos de luxo na Ásia. A exploração das Américas estava intimamente ligada ao fornecimento de ouro e prata, utilizados na aquisição dessas mercadorias (seda, porcelana, especiarias, etc.).”

BUENO, André. Por que precisamos de China e Índia? In: BUENO, André; DURÃO, Gustavo. Novos olhares para os antigos: visões da antiguidade no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Edição Sobre Ontens,2018. p.239-240.


Embora para as metrópoles europeias a busca por metais preciosos estivesse no centro de suas atenções expansionistas, quanto à colonização da América do Norte, qual dos seguintes fatores esteve especificamente relacionado a ela?

Quanto às reformas religiosas ocorridas durante a Idade Moderna, entre as medidas abaixo indicadas, assinale a que foi característica da Reforma Anglicana.

“Aquele grande processo histórico-religioso do desencantamento do mundo que teve início com as profecias do judaísmo antigo e, em conjunto com o pensamento científico helênico, repudiava como superstição e sacrilégio todos os meios mágicos de busca de salvação, encontrou aqui sua conclusão.”

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.


A qual dos seguintes aspectos característicos da Idade Moderna europeia Max Weber se refere ao tratar desse processo de “desencantamento do mundo”?