Filtrar


Questões por página:
A contrapartida católica diante das 95 teses apresentadas por Martinho Lutero em 1517 ficou conhecida como:
A base da nova teologia de Lutero, e da crise espiritual que a precipitou, residia em sua concepção da natureza humana. Lutero vivia obcecado pela ideia da completa indignidade da natureza humana. Para um psicólogo de nosso tempo, isso pode evidenciar uma crise particularmente grave de identidade, uma “crise de integridade” na qual o padecente vem a descrer por completo do valor de sua própria existência (Erikson, 1958, p.254). Os biógrafos mais convencionais de Lutero, porém, se contentaram em explicar esse fato como “o enfrentamento de uma espécie de catolicismo contra outra, do agostinismo contra o tomismo (Bainton, 1953a, p.36). Essa convicção de Lutero levou-o a rejeitar a ideia otimista de um homem apto a intuir e seguir as leis de Deus – concepção essa essencial para os tomistas - e a retornar à insistência com que, séculos antes, Santo Agostinho tratara, com não pouco pessimismo, da natureza decaída do homem.
(SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Cia. das Letras,1996, p.285-286).
A proximidade do pensamento de Martinho Lutero com a teologia agostiniana trouxe implicações para a relação que o luteranismo manteve com o pensamento político de sua época. Tais implicações podem ser percebidas
A respeito da “Revolução Gloriosa”, ocorrida em 1688 na Inglaterra, assinale a alternativa incorreta.
Foram várias as causas que levaram à ocorrência da Reforma Religiosa na Idade Moderna. A Igreja Católica se viu atacada de todos os lados e isso representou um forte golpe contra a instituição no período. A Reforma Religiosa apresentou causas internas e externas à Igreja Católica. Dentre as causas externas, é possível citar que:
Antes da ocorrência da Reforma Religiosa, o catolicismo mantinha amplo domínio sobre a fé em terras europeias. As alternativas ao catolicismo se apresentavam em outras religiões de base não cristã como o budismo, o hinduísmo e o islamismo. Porém, essas alternativas estavam muito distantes de se espalhar grandemente pela Europa a ponto de quebrar o monopólio católico. As ameaças mais sérias ao catolicismo ocorreram a partir do surgimento de novas religiões cristãs, consequência do processo de Reforma. Considerando as religiões derivadas da Reforma, assinale, a seguir, a relação correta entre a religião e suas características.