Filtrar


Questões por página:
“O movimento ganhou força em 2017 quando a atriz Alyssa Milano publicou, em seu twitter, um pedido para que todas as pessoas que já sofreram assédio sexual usassem a hashtag do movimento e o denunciassem.”
(Adap. de veja.abril.com.br/videos/veja-explica)
“O movimento mudou a percepção das pessoas sobre que tipos de comportamento são aceitáveis no ambiente de trabalho [...]. Estamos vendo uma profunda mudança na forma com que as pessoas enxergam a questão de má conduta (especialmente assédio sexual) no ambiente de trabalho. A consciência e a vigilância das pessoas em torno do que é aceitável está aumentando significantemente. As pessoas estão cada vez mais dispostas a se manifestar quando enfrentam (ou testemunham) problemas de comportamento. Isso, combinado com o fato de que o número de meios digitais pelos quais é possível fazer isso está crescendo rápido, significa que as empresas e pessoas envolvidas em casos desse tipo vão encarar dificuldades para escaparem dos danos à reputação.”
(Adap. safe.space/conteudo/)

Os textos fazem referência ao movimento
Os índios Yanomami prepararam uma ação para a cerimônia do Oscar 2023, enviando estatuetas de madeira com o formato da divindade Omama. "Receba essa estátua feita pelo nosso povo pra você. Omama é nosso guerreiro, criador e protetor da Amazônia e do povo Yanomami", diz um vídeo gravado para a ação.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ indios-yanomami-entregarao-estatueta-de-madeira-n o-oscar-para-pedir-o-fim-do-garimpo-ilegal/
O principal intuito dessa ação é:
A compreensão da situação em que países menos desenvolvidos se encontram atualmente, assim como as desigualdades econômicas e sociais no planeta, podem ser explicadas por fatores históricos. Identifique abaixo os fatores históricos que possam ter contribuído para acentuar as desigualdades econômicas e sociais no mundo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A colonização e a exploração de países ao redor do mundo ao longo da história. ( ) Conflitos políticos, tensões internas e o impacto causado pelas guerras. ( ) Surtos endêmicos e epidêmicos, além de catástrofes naturais, como os terremotos. ( ) Enfraquecimento da agricultura familiar e o crescimento de grandes grupos agrícolas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Existem mais brancos no mercado de trabalho, assim como existem mais brancos nas instituições privadas deste país e a escola faz parte deste cenário. Como disse o filósofo e educador Renato Nogueira em entrevista à revista Veras, "as desigualdades são fatores que impedem que a escola chegue da mesma forma para todo mundo. Não é o mérito individual, há condicionantes históricos, sociais, fatores psicológicos que atrapalham".
O Estadão,22 de novembro

No mês de novembro de 2021, há muitas ações acontecendo sensibilizando as pessoas para que a cor da pele não faça a diferença. Estamos comemorando o mês

A Lei Maria da Penha faz 10 anos

Houve muitos avanços, mas a violência doméstica ainda é uma ameaça.

“Nos três primeiros meses deste ano, foram 200 denúncias por dia. A delegacia é a porta de entrada para quem decide denunciar a agressão. Lugar onde o inquérito vai ser instaurado e a medida protetiva solicitada à Justiça para que o agressor seja afastado e tenha que manter distância da vítima. Mas, muitas vezes, há outros caminhos que a mulher precisa percorrer até conseguir toda a proteção e atendimento de que ela precisa depois da agressão.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/08/lei-maria-da-penha-faz-10-anos-mas-violenciadomestica-ainda-e-ameaca.html. Adaptado.)

Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi criada para combater a violência doméstica e familiar; impõe punição dos agressores com maior rigor.

II. Configura violência contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, entre outros.

III. Com essa lei, a violência contra a mulher passa a ser interpretada como um problema individual e extingue-se, assim, a chamada “cultura do estupro”.

IV. Durante séculos, esse tipo de agressão (violência doméstica) nem sempre foi considerada uma violência pela sociedade brasileira, sendo vista por muitos como “problemas de família”.

Estão corretas as afirmativas