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O Taylorismo e o Fordismo transformaram o modo de produção e as relações de trabalho. O Taylorismo utiliza-se da administração científica para sistematizar e organizar o trabalho. Já o Fordismo é um modo de produção baseado na padronização de produtos e na linha de produção.
Com base em tais fatos, considera-se que:
I. O Taylorismo tem sua ênfase na estrutura das organizações. II. O Fordismo baseia seu modelo na produção em massa. III. O Taylorismo parte da ideia central da organização racional do trabalho.
Estão corretas as afirmativas
O conceito de Classe social se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista. Diversos autores da sociologia, tais como Weber e Marx, dedicaram-se a investigar o fenômeno e as suas interações, chegando a algumas considerações, sendo elas:
I. Para Marx, as classes sociais surgem a partir da divisão social do trabalho.
II. Para Marx, em razão da divisão social do trabalho, a sociedade se divide em detentores e não detentores dos meios de produção.
III. Para Weber, há um status relacionado às classes sociais que não é medido somente pela divisão do trabalho, mas pelo tipo de trabalho.
Estão corretas as afirmativas
Leia e analise o texto abaixo.
Para Tomazi, o Brasil passou por grandes transformações nos últimos anos, mas a questão do desemprego ainda continua sendo um dos maiores problemas nacionais. A chamada política de modernização dos setores produtivos e de serviços majorou a riqueza nacional, entretanto não resultou em aumento da quantidade de postos de trabalho.
Sendo assim, conforme Tomazi (2007), afirma-se que o desemprego é resultado do(a)
“Deve-se levar em conta que toda transformação tecnológica não tem fundamentação neutra, mas obedece a interesses presentes na sociedade. Nesse sentido, a produção informacional parece estar longe de libertar os trabalhadores dos atuais padrões de exploração e dominação social.” (MACHADO et al.2017)

A partir do texto de Igor Machado é CORRETO afirmar:
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Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência.