Filtrar


Questões por página:
Em relação a hipermagnesemia é CORRETO afirmar que:
M.J.B,70 anos, portadora de diabetes mellitus e doença renal crônica estágio 5, em processo de preparação para terapia renal substitutiva (TRS), comparece à unidade básica de saúde (UBS) com os seguintes exames laboratoriais: Hb: 8,2; ferritina: 70; e índice de saturação de transferrina: 6. Na fisiopatologia da anemia secundária da doença renal crônica, é possível identificar:
Um paciente de 46 anos, assintomático, foi submetido a um exame de ultrassonografia abdominal de rotina. O exame revelou a presença de múltiplos cistos renais bilaterais, com rins aumentados de tamanho. Além disso, foram observados cistos no fígado e no pâncreas. Com base nessas informações, o diagnóstico mais provável é:
Uma paciente do sexo feminino, com 28 anos, apresenta febre, dor lombar, disúria, náuseas e vômitos. Os exames laboratoriais revelam leucocitose e piúria. Na tomografia computadorizada, é observado nefrograma heterogêneo, com uma área em formato de cunha, com redução de realce pelo meio de contraste, além de densificação da gordura perirrenal. Com base nesses dados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é: