Filtrar


Questões por página:
Paciente idoso,72 anos, é encaminhado para nefrologista para avaliação de nódulo renal após ultrassom abdominal total. Na anamnese, paciente encontra-se oligossintomático, sem clínica específica para queixa renal, com infecções urinárias de repetição e queixas urológicas. Aos exames laboratoriais, paciente apresentou taxa de filtração glomerular (TFG) de 32mL/min. O paciente deveria ser avaliado pelo nefrologista quanto a utilização de contraste de tomografia computadorizada para melhor avaliação das lesões renais, sendo contraindicado o uso de contraste. Diante da taxa da depuração de creatinina apresentada, qual o grau de comprometimento renal desse paciente?
No diagnóstico de nefrolitíase em pacientes adultos, o exame de imagem de escolha para avaliar a presença de cálculos renais, tamanho e localização com alta sensibilidade e especificidade é:
Distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando os níveis de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio e cálcio, estão desregulados. Esses distúrbios afetam funções vitais e são tratados com ajustes precisos de líquidos e eletrólitos, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A insuficiência renal aguda, em um paciente com insuficiência cardíaca descompensada perfil B pode ser devido à síndrome cardiorrenal tipo 1. Em relação à fisiopatologia básica nessa situação, assinale a alternativa correta.

Em relação à caracterização de doença renal crônica (DRC) conforme preconizado pelas diretrizes KDIGO, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Um paciente que apresenta rim único é portador de DRC, mesmo que tenha taxa de filtração glomerular estimada >90 ml/min/1,73m2 e albuminúria <30 mg/dia.

( ) A presença de albuminúria em grau A2 persistente por mais de 3 meses já configura DRC, independentemente da taxa de filtração glomerular.

( ) Após transplante renal com sucesso e retorno da taxa de filtração glomerular e da albuminúria para os valores normais prévios, pode-se caracterizar a remissão de DRC.

( ) Para mudança de categoria na graduação da DRC, conforme a taxa de filtração glomerular, os valores alterados da creatinina deverão ser repetidos pelo menos 2 vezes, com no mínimo 12 meses de intervalo entre eles.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: