Filtrar


Questões por página:
As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante, em espástico, discinético e atáxico.
Sobre a paralisia cerebral discinética, analise os itens a seguir:

I. Caracteriza-se por movimentos atípicos mais evidentes quando o paciente inicia um movimento voluntário produzindo movimentos e posturas atípicos.
II. Engloba a distonia (tônus muscular muito variável desencadeado pelo movimento) e a coreoatetose (tônus instável, com a presença de movimentos involuntários e movimentação associada).
III. Caracteriza-se por um distúrbio da coordenação dos movimentos em razão da dissinergia, apresentando, usualmente, uma marcha com aumento da base de sustentação e tremor intencional e é ocasionada por uma disfunção no cerebelo.
IV. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal, principalmente nos núcleos da base (corpo estriado – striatum e globo pálido, substância negra e núcleo subtalâmico).


Estão CORRETOS:
O cerebelo é uma estrutura cerebral que ajuda a sequenciar as atividades motoras. Sobre a disfunção cerebelar, analise as sentenças abaixo:
I. A dismetria e a ataxia são sintomas importantes da doença cerebelar e caracterizam-se por imperfeição e incoordenação na execução de um movimento. II. O tremor de intenção aparece quando a pessoa, ao executar um ato voluntário, apresenta movimentos oscilatórios, especialmente quando se aproxima do objeto pretendido. III. A hipotonia resulta da perda dos núcleos cerebelares profundos, causando pera do tônus da musculatura periférica do lado da lesão.
É CORRETO o que se afirma em:
Em relação aos tipos de apraxias que acometem os pacientes neurológicos, a apraxia que se caracteriza pela falta de alcance e fixação de finalidade dos movimentos que compõe a tarefa solicitada, notada em lesões difusas, é a:
Paciente do sexo masculino,45 anos, está internado há 22 dias em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após sofrer traumatismo cranioencefálico por queda de altura de 4 metros. Encontra-se traqueostomizado, em macronebulização contínua com 40% de FiO2 há 2 dias, consciente e contactuante há 1 dia, com hipotrofia generalizada. Não apresenta doenças crônicas associadas, seus sinais vitais estão estáveis e a ausculta pulmonar normal. Sobre o caso clínico apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.
É uma doença neurológica crônica que destrói a bainha de mielina do Sistema Nervoso Central (SNC) e acomete principalmente indivíduos entre 20 e 40 anos, provocando lesões disseminadas na substância branca, podendo apresentar períodos de exacerbação e remissão. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.