Filtrar


Questões por página:
De acordo com o diagnóstico diferencial das síndromes motoras, assinale a alternativa correta.
Considerando o tipo de evolução das doenças neurológicas, assinale a alternativa que apresente uma patologia no sistema nervoso central na seguinte ordem: (1) monofásica, (2) progressiva e (3) recorrente:
Paciente do sexo masculino,31 anos, dá entrada no pronto-socorro após sofrer um politrauma por acidente automobilístico. Ao exame neurológico, apresenta Glasgow 15, pupilas isocóricas, força em membros superiores direito e esquerdo normal, sensibilidade preservada em membros superiores, com paralisia ipisilateral do neurônio motor inferior no segmento da lesão, paralisia espástica bilateral abaixo do nível da lesão, sinal de Babinsk presente ipsilateralmente, perda da discriminação tátil e sensações vibratória e proprioceptiva abaixo do nível da lesão. A imagem de ressonância magnética (IRM) revela compressão sobre a face lateral direita da medula espinhal nos níveis T8-T9. O diagnóstico é traumatismo raquimedular (TRM). O paciente é submetido a uma artrodese das vértebras T8 e T9, proporcionando estabilidade da coluna vertebral. Após análise desse quadro clínico descrito, é possível identificar que as manifestações clínicas correspondem à
Está correto que se afirma, EXCETO em:
O cerebelo é uma estrutura cerebral que ajuda a sequenciar as atividades motoras. Sobre a disfunção cerebelar, analise as sentenças abaixo:
I. A dismetria e a ataxia são sintomas importantes da doença cerebelar e caracterizam-se por imperfeição e incoordenação na execução de um movimento. II. O tremor de intenção aparece quando a pessoa, ao executar um ato voluntário, apresenta movimentos oscilatórios, especialmente quando se aproxima do objeto pretendido. III. A hipotonia resulta da perda dos núcleos cerebelares profundos, causando perda do tônus da musculatura periférica do lado da lesão.

Está CORRETO o que se afirma em: