Filtrar


Questões por página:
A síndrome de Wernicke-Korsakoff que ocorre nos pacientes que fazem uso nocivo/abusivo de bebidas alcoólicas é secundária à deficiência de Vitamina:
Uma senhora de 75 anos, viúva, contadora aposentada, portadora de Diabetes tipo II controlado, lhe é trazida pela filha com queixas de esquecimento e alterações do comportamento. Relata a filha, que mora com a mãe, que há mais ou menos 3 anos começou a apresentar esquecimentos, os quais foram se tornando mais frequentes, principalmente para fatos recentes, como dar recados, esquecer uma pequena lista de compras, usar seus remédios habituais. Há aproximadamente 1 ano passou a ter dificuldade para cozinhar, queimando com frequência o feijão ou arroz, ora esquecendo de colocar o sal, e, por pelo menos 2 vezes, deixou o bico de gás aceso após terminar de cozinhar.
Passou a se irritar com frequência, mostrando-se por vezes agressiva, recusando-se ainda a tomar banho. O que a fez trazer a mãe foi que, na semana anterior, após ir só, visitar o outro filho que mora a 3 quarteirões delas há anos, a mãe se perdeu no caminho de volta para casa. O exame clínico da paciente foi normal, bem como o exame neurológio. A avaliação cognitiva através do Mini Exame do Estado Mental (Folstein) apresenta um escore de 22/30, e a escala de depressão geriátrica de Yesavage, um escore de 3.
Com base nesses dados, a suspeita é de:
A doença de Parkinson é uma doença crônica incapacitante, sendo a forma idiopática a mais comum. Entretanto, o uso de várias drogas pode levar a quadros semelhantes, o Parkinsonismo.

NÃO causa(m) o Parkinsonismo a(s) seguinte(s) droga(s):
Um quadro de paralisia flácida aguda, caracterizada por fraqueza simétrica, alterações sensitivas em bota e luva, reflexos abolidos e acometimento de pares cranianos sugere

Sobre as doenças do sistema nervoso periférico:

I. Dentre as neuropatias periféricas associadas a proteínas monoclonais, o tipo mais frequente é a secundária ao mieloma múltiplo.

II. A neuropatia hereditária com suscetibilidade à paralisia por pressão é uma doença autossômica recessiva caracterizada por aumento da suscetibilidade dos nervos periféricos à tração mecânica ou compressão.

III. Na síndrome de Guillain-Barré (SGB), a presença de pleocitose moderada no exame do líquido cefalorraquidiano é uma característica da SGB associada à infecção pelo HIV.