Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A cefaleia de intensidade progressiva, de início recente e associada a náuseas e vômitos, é indicativa de lesões expansivas intracranianas, como tumores, abscessos e hematomas.
mostrar texto associado
A cefaleia relacionada à arterite de células gigantes normalmente localiza-se no escalpo, sobre as artérias temporais, sendo associada à polimialgia reumática. Nesse caso, a investigação deve ser rápida, pois a progressão dessa doença pode ocasionar cegueira permanente.
mostrar texto associado
O diagnóstico etiológico da meningite confirma-se pela presença da bactéria, um diplococo gram-negativo, no sangue, ou no liquor, ou, ainda, na cultura da raspagem de lesões cutâneas do paciente, caso ele as desenvolva.
mostrar texto associado
A notificação do caso é compulsória, ainda que se trate apenas de suspeita de doença meningocócica e que não tenha sido confirmado o diagnóstico.
mostrar texto associado
A investigação de sinais meningíticos deve restringir-se à região cervical e aos membros inferiores do paciente, visto que a literatura especializada não descreve sinal da doença que deva ser pesquisado nos membros superiores.