Filtrar


Questões por página:
Considere dois pacientes com distúrbios neurológicos:

Paciente I: mulher de 25 anos com paralisia flácida aguda, caracterizada por fraqueza simétrica, reflexos abolidos e acometimento de pares cranianos.

Paciente II: homem de 45 anos com síndrome medular aguda não traumática, caracterizada por déficit piramidal e sensorial profundo ipsilaterais à lesão e perda sensitiva espinotalâmica contralateral à lesão.

Provavelmente a doença do paciente I e síndrome do paciente II são, respectivamente,
A encefalopatia hipertensiva pode ser definida como uma síndrome cerebral orgânica aguda, que ocorre como resultado da falência do limite superior da autorregulação vascular cerebral. Em relação à encefalopatia hipertensiva, é INCORRETO afirmar:
São considerados sinais e sintomas relacionados ao ataque isquêmico transitório ou acidente vascular encefálico associados a comprometimento da circulação vértebrobasilar posterior:

Mulher de 55 anos procura ambulatório médico por apresentar há 3 horas paresia da hemiface esquerda, dificuldade em fechar o olho esquerdo e desvio da rima bucal para a direita. O restante do exame físico é normal. A conduta mais adequada é

Mulher de 48 anos, em tratamento recente de neurocisticercose é trazida ao Pronto Socorro com rebaixamento do nível de consciência. O encontro, ao exame neurológico, de estrabismo convergente bilateral é sinal propedêutico do comprometimento do par craniano