Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 72 anos é internado pela segunda vez no ano com quadro de AVE hemorrágico, cursando com hematoma lobar em diferentes localizações. Acompanhante refere que ele nunca foi hipertenso e que um processo demencial vem se instalando progressivamente nos últimos dois anos, com diagnóstico clínico de Alzheimer. Ao exame, sua pressão arterial está normal. A causa mais provável para as hemorragias intraparênquimatosas apresentadas é:
Uma mulher de 62 anos procura atendimento médico com cefaleia intensa há 10 dias. A dor é predominantemente na região frontotemporal direita. Relata dor à palpação e durante a mastigação, associada a dores musculares que dificultam a movimentação principalmente pela manhã. Exame neurológico sem alterações. A hipótese diagnóstica e o exame a ser solicitado são respectivamente:
Um paciente desnutrido apresenta distúrbios de memória que vêm piorando progressivamente ao longo dos últimos dois anos. Ao exame físico, observa uma discreta ataxia de marcha e sinais de desnutrição crônica. Vigil, porém confuso e desorientado, responde aos comandos simples. Tem memória preservada para fatos antigos, mas não consegue se recordar de acontecimentos recentes e faz confabulação. O diagnóstico mais provável é:
Um paciente de 62 anos apresenta tremor de repouso na mão direita, bradicinesia, hipotensão postural, sudorese anormal, incontinência urinária e gastroparesia. A hipótese diagnóstica mais provável nesse caso é:
Questão Anulada
Uma mulher de 40 anos apresentou cefaleia súbita de forte intensidade, associada a náusea e vômitos, seguido de perda da consciência, e deu entrada no hospital sem nenhum déficit motor, com pupilas simétricas e fotorreagentes. Há uma rigidez de nuca importante. O diagnóstico mais provável é: