Filtrar


Questões por página:
Em 2016 a Organização Mundial de Saúde publicou um update da classificação de 2007 dos tumores do sistema nervoso central, incorporando parâmetros moleculares bem estabelecidos para a classificação dos gliomas difusos. Neste contexto atual, uma neoplasia cerebral intraparenquimatosa, apresentando perfil imuno-histoquímico/molecular positivo para GFAP, IDH1 e p53; negativo para ATRX; e ausência de codeleção dos cromossomos dos braços 1p e 19q, corresponde ao:
Neoplasia intracraniana de crescimento lento constituída por células epitelioides de médio tamanho, ora com padrão de crescimento sincicial, ora com padrão de crescimento em lençol, entremeadas por finos septos colageneizados, exibindo núcleos ovais com nucléolos evidentes e abundante citoplasma eosinofílico. Observando-se, ainda, frequentes corpos psamomatosos, cerca de 10 mitoses por 10 campos de grande aumento e áreas de necrose. Essa descrição histopatológica corresponde a meningioma:
Sobre a cefaleia, marque a opção correta:
A escala CAM (Confusion Assessment Method) é composta de 4 critérios: (1) início agudo e curso flutuante; (2) inatenção; (3) pensamento desorganizado; e (4) nível de consciência alterado. Para o diagnóstico de delirium são necessários:
Epilepsia na qual o paciente evolui com Estado de mal epiléptico motor envolvendo um hemicorpo. Esse quadro é sugestivo de: