Filtrar


Questões por página:

Uma adolescente de 14 anos com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico grave e em atividade está internada para tratamento com ciclofosfamida (pulsoterapia) e prednisona (60 mg/dia, por via oral). Os últimos exames complementares apontam que a paciente se encontra com neutropênica (900 granulócitos, sem alterações plaquetárias), com níveis séricos de complemento baixo e com quadro febril persistente. Há cerca de 2 horas ela apresentou, pela primeira vez em sua vida, convulsão tônico-clônica generalizada. O exame neurológico foi prejudicado pelo uso de diazepam venoso.

De acordo com as principais hipóteses diagnósticas e a lista de prioridades para este caso, quais seriam os exames complementares necessários?

Assinale a opção que NÃO constitui causa de papiledema.
Em relação ao uso do metilfenidato para o tratamento do transtorno hiperativo com déficit de atenção, assinale a alternativa INCORRETA.

Você foi chamado para dar um parecer sobre um paciente com epilepsia focal refratária. A família informa que o paciente já fez uso de carbamazepina e valproato de sódio de maneira isolada ou em associação com diversos diazepínicos. O esquema terapêutico atual é oxcarbazepina (em dose máxima) associada ao clobazam.

Qual das drogas abaixo representa uma boa opção para este paciente?

Dentre as indicações de toxina botulínica, qual das opções abaixo pode ser considerada uma CONTRAINDICAÇÃO ao seu uso?