Filtrar


Questões por página:
“Paciente, mulher,36 anos vai à consulta com uma ressonância magnética de crânio realizada há 10 anos, quando fez o exame para auxiliar no diagnóstico de hemiparesia à direita e confusão mental. Ela possuía múltiplos focos hiperintensos em T2, predominantemente na substância branca, sem efeito expansivo, e lesão tumoral no lobo parietal esquerdo, com restrição à difusão em todas as sequências. No momento da consulta, apresenta exame recente de ressonância para controle, que está praticamente normal.” Assinale o possível diagnóstico.

O atendimento pré-hospitalar deve centralizar-se na rápida identificação e avaliação do paciente com Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico agudo; para isso, é importante que o profissional saiba identificar alguns fatores que implicam em um AVE; analise-os.


I. Dormência na face, braço ou perna, especialmente de um lado do corpo.

II. Confusão na comunicação (fala ou entendimento).

III. Distúrbio da visão em um ou nos dois olhos.

IV. Queda de hematócrito.


Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) alternativa(s)

Paciente de 58 anos, masculino, com lesão medular em T4 por ferimento de arma de fogo, apresenta, durante exame urodinâmico, quadro súbito de taquicardia, hipertensão arterial e sudorese. O diagnóstico mais provável é
Sobre os aneurismas micóticos, assinale a alternativa correta.

Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, apresenta um quadro progressivo há 1 ano, caracterizado por movimentos coreiformes, distonia, disfagia, alteração do comportamento e prejuízo cognitivo. Tem importante história familiar, com três parentes de primeiro ou segundo graus afetados. A sua primeira hipótese diagnóstica é: