Filtrar


Questões por página:
Paciente com 22 anos de idade foi admitida a serviço de emergência devido a comprometimento do nível de consciência há um dia. Ao exame físico, estava febril (39 °C), pressão arterial 70x50 mmHg, comatosa, sem resposta aos estímulos nociceptivos, pupila direita midriática. A família refere que a paciente se queixava de cefaleia há três dias. Como antecedentes, a paciente estava em tratamento com azatioprina 75 mg/dia e predinisona 20 mg/dia, devido a ulcerocolite O hemograma mostra 12 000 leucócitos/mm 3 (82% polimorfonucleares,18% linfócitos), hemoglobina de 9 g/dL, e potássio sérico de 2.8 mEq/L. A tomografia de crânio é mostrada a seguir: Com esses elementos, a sua primeira hipótese diagnóstica seria:
Paciente de sexo feminino, com 25 anos de idade, em tratamento com varfarina para uma trombose venosa cerebral manifestada há quatro meses (da qual se recuperou totalmente), engravida. Qual seria a melhor conduta?
Em relação à neurossífilis, assinale a alternativa correta.
Em relação à neurocisticercose, pode-se dizer que:
Paciente com 50 anos de idade sem antecedentes mórbidos, apresenta um quadro progressivo, com dois meses de evolução, caracterizado por prejuízo cognitivo, ansiedade, mioclonias, ataxia à marcha e há 15 dias crise convulsiva generalizada. A ressonância magnética cranioencefálica mostra hipersinal simétrico no pulvenar e tálamo e o exame do líquido cefalorraqueano é normal. Nega história familiar. Com estes elementos, a sua primeira hipótese diagnóstica é