Filtrar


Questões por página:
Marque a alternativa correta sobre as lesões cerebrais causadas por um traumatismo cranioencefálico (TCE).
A dor na cabeça é um sintoma de ocorrência comum no mundo moderno e geralmente não tem características que possam ser associadas a causas identificáveis. O caráter crônico e a característica de forte intensidade levam muitos pacientes a procurarem consultórios de neurologia para investigação de tumores cerebrais. Qual o diagnóstico de um paciente que apresenta dor na cabeça de início noturno, unilateral, cuja epidemiologia mostra ter predominância no sexo masculino, que apresenta alívio da dor com a deambulação ou movimentação da cabeça, acompanhada de lacrimejamento e rinorreia ipsilateral e que se repete em um mesmo período do ano?
A dor na cabeça é um sintoma de ocorrência comum no mundo moderno e geralmente não tem características que possam ser associadas a causas identificáveis. O caráter crônico e a característica de forte intensidade levam muitos pacientes a procurarem consultórios de neurologia para investigação de tumores cerebrais.
Qual o diagnóstico de um paciente que apresenta dor na cabeça de início noturno, unilateral, cuja epidemiologia mostra ter predominância no sexo masculino, que apresenta alívio da dor com a deambulação ou movimentação da cabeça, acompanhada de lacrimejamento e rinorreia ipsilateral e que se repete em um mesmo período do ano?
Os distúrbios neurológicos encontram-se entre os mais frequentes e complexos da clínica médica e muitas vezes exigem uma tomada de decisão rápida diante da urgência dos acometimentos. Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
Homem de 45 anos, diabético, hipertenso e tabagista é trazido por familiares para avaliação de urgência. Não contactua, a pressão arterial é de 180 × 130 mmHg, o pulso é de 110 bpm e a glicemia capilar é 185 mg/dL. Apresenta déficit motor em membros superiores e inferiores bilateralmente, há miose puntiforme, bobbing ocular e descerebração. A ressonância magnética de sistema nervoso mostrou fenômeno hemorrágico, provavelmente, na seguinte área: