Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Infere-se das informações expressas no texto que a autora considera a chegada dos colonizadores portugueses como o momento em que se inicia a história do Brasil.
mostrar texto associado
Contrariamente à opinião de estudiosos da linguagem e pais, a autora do texto defende o uso indiscriminado das abreviaturas, o que é confirmado no título do texto.
mostrar texto associado
Depreende-se do texto que o emprego de abreviaturas em documentos elaborados no Brasil Colônia deveu-se mais à necessidade de redução de gastos financeiros com materiais usados na escrita do que à ausência de um sistema ortográfico oficial.
mostrar texto associado
Para referir-se à possibilidade de a gramática normativa ser “caprichosa e contraproducente” (L.3), o autor do texto utiliza o recurso da analogia entre as regras gramaticais e as regras de direito e as de higiene, afirmando que essas regras não prescindem dos conhecimentos produzidos, respectivamente, nos estudos da linguística, da sociologia e da biologia.
mostrar texto associado
Entre os recursos de produção de texto utilizados pela autora, em sua argumentação, incluem-se: o emprego de formas verbais no futuro do pretérito — “seria” (L.5) e “deveria” (L.6) —, que imprimem assertividade ao discurso, e o emprego das aspas no segundo parágrafo, no qual são ressaltados os vocábulos que melhor expressam a opinião da autora a respeito das modalidades da língua não normatizadas.