Filtrar


Questões por página:
Para Bakhtin, o texto é uma unidade de manifestação do pensamento, da emoção, do sentido, do significado, e ao se inserir em uma relação dialógica, torna-se um enunciado, isto é, a unidade real de comunicação, um todo de sentido, marcado pelo acabamento e admitindo réplica, uma postura axiológica; mas quando fora desse contexto, é apenas uma entidade linguística, que só tem realidade como texto. Fiorin em seu texto: “Interdiscursividade e Intertextualidade” (2006: 180) acrescenta que “O enunciado é da ordem do sentido; o texto é do domínio da manifestação. O sentido não pode construir-se senão nas relações dialógicas. Sua manifestação é o texto e este pode ser considerado como uma entidade em si.” Isto posto, e considerando a relação entre interdiscursividade e intertextualidade, considere: I. Existem as relações dialógicas que acontecem entre enunciados e aquelas que acontecem entre textos. II. Existe semelhança entre as relações dialógicas entre enunciados e textos. III. Qualquer relação dialógica é considerada interdiscursiva. IV. A intertextualidade só acontece em casos nos quais a relação discursiva é materializada na língua.
Estão corretas as afirmativas:
Em sua obra “Problemas da poética de Dostoiévski”, Bakhtin apresenta a polifonia como a pluralidade de vozes em equilíbrio presente, especificamente, na obra de Dostoiévski e de alguns outros autores. É uma metáfora cunhada da teoria musical, pois na música temos a fuga, um gênero de natureza essencialmente polifônica, na linguagem verbal, sob a visão bakhtiniana (BAKHTIN,1997b), temos o romance como esse gênero. Dostoiévski foi o mestre da polifonia verbal, isto é, distribuía os diversos pontos de vista sobre o tema do romance de forma equipolente entre os personagens, não colocando o herói ou o narrador como monopolizador ou detentor do ângulo privilegiado a partir do qual é avaliado o ponto de vista dos demais personagens. Sendo assim, é correto afirmar que, num romance polifônico: I. O herói não é um objeto do autor, mas um sujeito, uma autoconsciência. II. O herói pode ter uma ideia totalmente contrária à do autor. III. Os personagens do romance se constroem não a partir da visão acabada que deles têm o autor, mas do campo de visão de seus outros personagens. IV. Cada personagem do romance polifônico tem a sua verdade.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.”. Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se: I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo. II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido. III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito. IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor. V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal. Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se: I. ‘Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.’ é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal. II. ‘Trabalhou tanto que adoeceu.’ é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal. III. ‘Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.’ é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem. IV. ‘Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.’ é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal. V. ‘Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.’ é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição. Estão corretas as afirmativas:
Segundo Cereja & Cochar (2009), a Intertextualidade é a relação (...) . Assinale a alternativa correta.