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Sobre Gregório de Matos (1633-1696), é correto afirmar que

Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.


( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica”, a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.

( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.


A sequência correta, de cima para baixo, é

Leia atentamente o seguinte parágrafo:


“Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta”.

Revista Superinteressante, n.2,1988.


Considerando o parágrafo acima, assinale a afirmação verdadeira.

Leia o seguinte parágrafo:


“A dita Era da Televisão é, relativamente, nova. Embora os princípios técnicos de base sobre os quais repousa a transmissão televisual já estivessem em experimentação entre 1908 e 1914, nos Estados Unidos, no decorrer de pesquisas sobre a amplificação eletrônica, somente na década de vinte chegou-se ao tubo catódico, principal peça do aparelho de tevê. Após várias experiências por sociedades eletrônicas, tiveram início, em 1939, as transmissões regulares entre Nova Iorque e Chicago - mas quase não havia aparelhos particulares. A guerra impôs um hiato às experiências. A ascensão vertiginosa do novo veículo deu-se após 1945. No Brasil, a despeito de algumas experiências pioneiras de laboratório (Roquete Pinto chegou a interessar-se pela transmissão da imagem), a tevê só foi mesmo implantada em setembro de 1950, com a inauguração do Canal 3 (TV Tupi), por Assis Chateaubriand. Nesse mesmo ano, nos Estados Unidos, já havia cerca de cem estações, servindo a doze milhões de aparelhos. Existem hoje mais de 50 canais em funcionamento, em todo o território brasileiro, e perto de 4 milhões de aparelhos receptores.” [dados de 1971] (Muniz Sodré)

Fonte: http://www.pead.letras.ufrj.br/tema09/coesaogramatical.ht ml. Acesso em 15/09/2018.


Considerando o parágrafo acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.


( ) O objetivo do parágrafo é mostrar a evolução da televisão ao longo do tempo, o que define o critério de organização exclusivamente por tempo.

( ) As expressões indicadoras de tempo e de lugar, ao longo do parágrafo, evidenciam a ordenação por tempo e espaço simultaneamente.

( ) Quando se escreve sobre fatos, ideias ou fenômenos, com o objetivo de mostrar sua evolução ao longo do tempo e em diferentes lugares, deve-se organizar o parágrafo por um dos critérios (tempo ou espaço).

( ) Há no parágrafo, dentre outras, a correspondência: experimentação (fato) – entre 1908 e 1914 (tempo) – nos Estados Unidos (espaço).


A sequência correta, de cima para baixo, é

Leia atentamente o seguinte parágrafo:


“O livro foi sempre considerado o baluarte em que poderiam confiar os pessimistas da cultura de massa no momento em que tivessem de salvar do incêndio a cultura autêntica. Todavia, agora, e cada vez mais, esses pessimistas têm razões de sobra para se desesperar. O livro, ao qual tinham acesso apenas as minorias privilegiadas, passa a figurar no cardápio da classe média e do proletariado. Os últimos anos marcaram o aparecimento em grande estilo dos livros de bolso, ostensivamente concorrendo com jornais e revistas nas bancas e na disputa das horas de ócio dos leitores. As edições de livros de bolso se multiplicaram. O livro, antes privilégio da gente de espírito e sensibilidade, de repente é elevado à categoria de produto de consumo para a massa, tratado no mesmo nível do sabão de coco e do sabonete. O livro penetra na drugstore e a cultura é equiparada a um comprimido que se compra para dor de cabeça. A cultura veiculada pelo livro adquire então o aspecto vulgar que faz a ira dos inimigos da cultura de massa: o de tratar com simplicidade coisas por natureza complicadas”. (Charles R. Wright)

Fonte: SOARES, M. B. Técnica de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico,1978.


No que diz respeito ao parágrafo acima, é correto afirmar que