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Com base no texto “Gestão social”, analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto “Gestão social”, a gestão social também pode ser chamada de “gestão solidária” uma vez que esse tipo de gestão é pautada, por exemplo, pelo combate à pobreza, pela promoção da sustentabilidade e do meio ambiente e por trabalhos voluntários.
II. De acordo com o texto “Gestão social”, a gestão social repudia a ação governamental, por isso é que esse tipo de gestão é proveniente de organizações criadas por coletivos de pessoas privadas, que resolveram se associar para realizar ações de interesse público
III. De acordo com o texto “Gestão social”, o viés mais forte, que caracteriza esse tipo de gestão, é o viés da resistência, visto que as associações que adotam esse tipo de gestão buscam a garantia de direitos, sindicatos, organizações ambientalistas.

Marque a alternativa correta:
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De acordo com o texto, a excepcionalidade do Amapá estaria relacionada com:
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De acordo com a leitura atenta do texto, no sexto parágrafo, ao afirmar “É da tua natureza.”, pode-se inferir que a mãe transmite à filha:
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Texto I

Nizia Figueira, sua criada

(Mário de Andrade)


Belazarte me contou:

Pois eu acho que tem. Você já sabe que sou cristão... Essas coisas de felicidade e infelicidade não têm significado nenhum, si a gente se compara consigo mesmo. Infelicidade é fenômeno de relação, só mesmo a gente olhando pro vizinho é que diz o “atendite et videte”1 . Macaco, olhe o seu rabo! isso sim, me parece o cruzamento da filosofia cristã com a precisão de felicidade neste mundo duro. Inda é bom quando a gente inventa a ilusão da vaidade, e em vez de falar que é mais desinfeliz, fala que é mais feliz... Toquei em rabo, e estou lembrando o caso do elefante, você sabe? ... Pois não vê que um dia o elefante topou com uma penuginha de beijaflor caída numa folha, vai, amarrou a penuginha no rabo com uma corda grossa, e principiou todo passeando na serrapilheira2 da jungla3 . Uma elefanta mocetona4 que já estava carecendo de senhor pra cumprir seu destino, viu o bicho tão bonito, mexe pra cá, mexe pra lá, ondulando feito onda quieta, e engraçou. Falou assim: “Que elefante mais bonito, porca la miséria!” Pois ele virou pra ela encrespado e: “Dobre a língua, sabe! Elefante não senhora! sou beijaflor.” E foi-se. Eis aí um tipo que ao menos soube criar felicidade com uma ilusão sarapintada. É ridículo, é, mas que diabo! nem toda a gente consegue a grandeza de se tomar como referência de si mesmo. [...]


1 Expressão latina, do livro bíblico das Lamentações: “Olhai e vede” (Lm 1,12)

2 camada de folhas secas

3 bosque

4 moça robusta e formosa




É possível estabelecer um diálogo entre os dois textos uma vez que:

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De acordo com o sentido proposto pelo texto, ao afirmar que “Infelicidade é fenômeno de relação”, o narrador sugere que a infelicidade é: