Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ingedore Koch lembra-nos de que “a coerência não constitui uma propriedade ou qualidade do texto em si” uma vez que um texto só é coerente para alguém “em dada situação de comunicação específica” (2012, p.21). Nesse sentido, além dos elementos linguísticos, para que o texto acima ganhe coerência, é preciso considerar também:
Embora o aluno aprenda que o modo imperativo é, essencialmente, a forma empregada para indicar “ordem”, “convite” ou “pedido”, como usuário da língua, é igualmente importante que ele perceba que há outras construções linguísticas que também cumprem esse papel. Dentre as frases listadas abaixo, assinale a única que não evidencia, exclusivamente, esse valor “imperativo”.
mostrar texto associado
Considere esta outra habilidade indicada na BNCC quanto ao Ensino de Língua Portuguesa:

“(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.” (2017, p.498)

Uma análise atenta do título da matéria jornalística permitiria mostrar aos alunos o seguinte efeito de sentido:
mostrar texto associado
De acordo com a BNCC, uma das habilidades que os alunos devem desenvolver no estudo da Língua Portuguesa é a capacidade de “Analisar o fenômeno da variação linguística” (2017, p.500). Nesse sentido, a matéria acima nos permite concluir que:
mostrar texto associado
No fragmento “e dom Achille deixou o filho maior, Stefano, Pinuccia, Alfonso, que era de nossa idade, a esposa”, destaca-se uma construção relativa que possui valor: