Filtrar


Questões por página:
Território é um espaço plural multidimensional e que comporta diferentes comunidades articuladas, em conflitos, indiferentes, hostis, solidárias, e interligadas por dimensões simbólicas, produtivas, organizadas ou até mesmo por uma política. Sobre o contexto abordado, marque V (verdadeira) ou F (falsa) nas proposições seguintes: ( ) O elemento geográfico não é suficiente para compreensão do território. ( ) O elemento geográfico aponta sua configuração espacial, mas não expressa sua dinâmica interna. ( ) Sua base é a natureza ou espaço físico, que o homem não consegue transformar com seu trabalho. ( ) A noção de território ultrapassa os limites das ciências sociais e hoje somente é utilizada no campo da geografia. A sequência CORRETA é:
A compreensão acerca do padrão de proteção social e da conformação das políticas sociais em nosso país não pode ser descolada das particularidades da nossa formação sócio-histórica. Sobre esse aspecto, Behring (2009) aponta, enquanto algumas características no Brasil que irão delinear a concepção de política social,
É importante considerar, no âmbito do Serviço Social, as discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania, vistos os reflexos dessa questão para a prática do assistente social. Isto posto, julgue as afirmações a seguir:
I. A política pública é uma ação exclusiva do Estado, que não permite a atuação da sociedade civil organizada. II. A política pública constitui um marco ou linha de orientação para a ação pública, sob a responsabilidade de uma autoridade também pública e sob o controle da sociedade. III. A política social visa concretizar direitos sociais conquistados pela sociedade e incorporados nas leis. Operacionaliza-se por meio de programas, projetos e serviços, que cumprem o papel de materializar, de fato, as propostas, as ideias, os desenhos de ação, os objetivos e meios especificados pelas políticas públicas.
Podemos afirmar que:
A Constituição Federal de 1988, em seu art.194, estabelece que a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à:
O trabalho do Assistente Social está profundamente condicionado pela trama das relações vigentes na sociedade e, sem dúvida, o atual cenário do desenvolvimento capitalista coloca para o serviço social contemporâneo novas demandas e competências, quer no nível de conhecimentos, quer no plano concreto da intervenção e negociação política no âmbito das políticas sociais.

Assim, se uma das particularidades da profissão é o ato de intervir nos processos e mecanismos ligados ao enfrentamento da questão social, é CORRETO afirmar que: