Filtrar


Questões por página:

O pico mais alto do Ceará é o da Serra Branca (1.154m de altitude) localizado em Catunda (antes era Monsenhor Tabosa). Já o mais conhecido, o Pico Alto e com um pouco menos de altitude (1.115m) e durante muito tempo, o maior do Ceará, é o mais conhecido. s em Guaramiranga, recebe milhares de visitantes anualmente.


No que se refere à urbanização mundial – além dos questionamentos descritos no texto – podemos colocar como desafios e questões pertinentes, atualmente nas cidades:

No Brasil, com o aumento populacional das cidades, multiplica-se a necessidade de novas habitações, o que leva ao loteamento das chácaras, dos sítios e das fazendas em seu entorno. Assim, o espaço entre as diversas cidades é ocupado com habitações, indústrias, pavimentação entre outros, gerando a unificação da área urbana horizontal de duas ou mais cidades. O conceito que está implícito nesse trecho é
Considerando que a gentrificação é um processo de transformação de áreas urbanas que leva ao encarecimento do custo de vida e aprofunda a segregação socioespacial nas cidades, ela modifica a paisagem urbana e o perfil social dos bairros, provocando sua valorização mercadológica e a expulsão de antigos moradores. NÃO se enquadra como um processo de gentrificação no Brasil:
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 a maior parte da população brasileira,84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.
Disponívelem:https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 01 nov.2021. Adaptado.
Os dados acima refletem um aumento do processo de urbanização brasile urbanos. Referente as consequências sociais e ambientais da urbanização acelerada, assinale a alternativa correta:
Com a modernização contemporânea, todos os lugares se mundializam. Mas há lugares globais simples e lugares globais complexos. Nos primeiros, apenas alguns vetores da modernidade atual se instalam. Nos lugares complexos, que geralmente coincidem com as metrópoles, há profusão de vetores: desde os que diretamente representam as lógicas hegemônicas, até os que a elas se opõem. São vetores de todas as ordens, buscando finalidades diversas, às vezes externas, mas entrelaçadas pelo espaço comum. Por isso a cidade grande é um enorme espaço banal, o mais significativo dos lugares. Todos os capitais, todos os trabalhos, todas as técnicas e formas de organização podem aí se instalar, conviver, prosperar.
SANTOS, M. A natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp,2008.
A partir da compreensão do fragmento de texto e da organização dos espaços urbanos no Brasil na contemporaneidade, deduz-se que as metrópoles