Filtrar


Questões por página:

Leia o fragmento de texto a seguir que expressa características de um dos conceitos-chave da Geografia.


“É uma das categorias fundamentais na ciência geográfica. Para Milton Santos (1926-2001) é formado por um conjunto de sistemas de objetos e sistemas de ações que são, ao mesmo tempo, indissociáveis e contraditórios. No processo histórico de apropriação da natureza pelas sociedades modernas, a ‘natureza selvagem’ foi substituída por objetos técnicos e mecanizados, criando, portanto, uma ‘natureza artificial’, que tende a funcionar como uma máquina.”

(ARNO, Aloísio Goettems. JOIA, Antônio Luís. Geografia – Leituras e Interação. São Paulo.2ª edição 2016 p.136.)


O conceito da Geografia tratado anteriormente diz respeito a:

Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.

Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.3ª edição. São Paulo: HUCITEC,1999. p.88.


O texto retrata o conceito de espaço como

mostrar texto associado

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.


No contexto brasileiro, as formas de ocupação do espaço urbano metropolitano são exemplos significativos da desigualdade socioespacial.

mostrar texto associado

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.


Uma das dimensões do processo de reprodução do espaço urbano resulta na formação de grandes manchas urbanas que atravessam fronteiras municipais, fenômeno denominado conurbação.

De uns tempos pra cá, o termo “gentrificação” passou a povoar discussões sobre a ocupação humana nos bairros das cidades. Virou praxe encarar a mudança de perfil em determinadas regiões como “ocupação hipster”. O termo pode parecer novo, mas seus efeitos são velhos conhecidos, muito antes da banquinha de fanzines1 e aquele café (que também é uma floricultura) abrirem perto de sua casa. Em São Paulo, seus efeitos podem ser vistos desde o início do século 20, com a transformação do Vale do Anhangabaú em via ou com a inauguração do Teatro Municipal e do Jardim da Luz, na região central. (Tiago Dias. https://tab.uol.com.br.10.07.2020. Adaptado.) 1 Da junção em inglês das palavras fanatic e magazine, fanzines são pequenas publicações caseiras, produzidas por entusiastas de determinado assunto.
Caracteriza uma consequência do processo urbano destacado no excerto