Filtrar


Questões por página:
O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A definição dos formatos de documentos digitais, no âmbito das entidades da Administração pública federal, deverá obedecer às políticas e diretrizes estabelecidas
O e-ARQ Brasil, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos (Rio de Janeiro,2011), estabelece requisitos para os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. Considere, em relação à aplicação da tabela de temporalidade e à destinação de documentos, as seguintes afirmações:
I. Quando um documento digital estiver associado a mais de um processo ou dossiê, o sistema deverá criar um registro para cada referência desse documento, e cada registro estará vinculado ao mesmo objeto digital. II. Quando um documento digital estiver associado a mais de um processo ou dossiê, e tiver prazos de guarda diferentes associados a ele, o sistema deverá verificar automaticamente todos os prazos de guarda e as destinações previstas para esse documento, garantindo que ele seja mantido em cada processo ou dossiê pelo tempo definido na tabela de temporalidade e destinação de documentos. III. No momento da eliminação, o objeto digital não poderá ser eliminado sem que antes se verifique a temporalidade de todas as referências associadas a ele. O objeto digital só poderá ser eliminado quando os prazos de guarda de todas as referências tiverem sido cumpridos. Antes disso, só se pode fazer a eliminação de cada registro individualmente.
Está correto o que se afirma em
Os sistemas informatizados de gestão de documentos e processos administrativos e judiciais, as tabelas processuais unificadas e a lista de verificação para baixa definitiva de autos constituem, entre outros, instrumentos do
Dentre as operações técnicas preconizadas pelo Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-Arq Brasil), incluem-se aquelas relacionadas com o controle de acesso. Como medida de segurança, os documentos de acesso restrito são rastreados por meio de