Filtrar


Questões por página:
O Decreto-Lei nº 1.040/1969 trouxe mudanças na estrutura organizacional do sistema CFC/CRCs. A alteração mais significativa introduzida por esse decreto em relação à regulamentação e organização da profissão contábil no Brasil foi a:
A Resolução CFC nº 1.708/2023 trouxe alterações relevantes sobre a fiscalização do exercício profissional da contabilidade. De acordo com essa resolução, como se caracteriza o ato de fiscalização pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, visando o cumprimento das normas éticas e técnicas?
De acordo com a Resolução CFC nº 1.523/2017, que estabelece diretrizes para a execução do Exame de Suficiência, um dos objetivos principais do exame é garantir que o profissional contábil tenha competência para atuar de forma ética e técnica.

Contudo, além de aferir a competência técnica do futuro contador, o Exame de Suficiência também é considerado uma etapa obrigatória para:
Empresas do ramo de shoppings centers, hotelaria e turismo utilizam ativos imobilizados de diversas maneiras. O imobilizado é definido como item tangível que é mantido para uso na produção ou no fornecimento de mercadorias ou em serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos, e se espera que seja utilizado por mais de um período. Inclui terrenos e estruturas de construção, tais como escritórios, fábricas e armazéns, além de equipamentos, como máquinas, móveis e ferramentas. Uma classe separada do imobilizado pode ser tratada como propriedade para investimento mediante a aplicação do método de valor justo.
Dessa forma, segundo preceitos do CPC 28 — Propriedade para Investimento —, as propriedades para investimento são

Analise as transações a seguir:


I - Um empréstimo de R$ 200 mil a uma empresa S.A. pelo prazo de 2 anos, em que o contrato não pode ser pago antecipadamente, e os juros de 20% a.a. serão pagos anualmente.


II - Um empréstimo de 10 anos, com pagamentos anuais de 14% a.a., fixos, mais adicional para cobertura de risco de crédito, ajustado anualmente.


III - Um empréstimo perpétuo, com pagamentos de juros trimestrais e opção de exigir o pagamento antecipadamente se o devedor sofrer mudanças que deteriorem sua classificação de risco de crédito a um determinado nível.


IV - Um título conversível em número fixo de instrumentos patrimoniais do emissor deve ser avaliado pelo detentor na sua totalidade, sem o desmembramento do derivativo embutido no contrato.


V - Um empréstimo a juros fixos, pagáveis em 36 meses, no qual o tomador tem a opção de prorrogação por mais 24 meses, podendo optar por continuar pagando juros fixos ou um percentual da taxa de juros básica.


Considerando-se as informações apresentadas e os preceitos do CPC 48, as transações que seriam aprovadas no teste de somente pagamentos de principal e de juros são: