Filtrar


Questões por página:
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) obriga toda obra a manter atualizado o Livro de Ordem. Neste livro, segundo a resolução nº 1.024/2009, devem ser obrigatoriamente registrados alguns dados. Assinale a alternativa que, segundo a resolução, NÃO tem a obrigatoriedade de ser escrita no livro de ordem.
A norma NBR 6118/2014 define o comprimento mínimo de emendas por traspasse em barras comprimidas, isoladas, de aço para concreto armado. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA, segundo a definição da norma.
A norma NBR 7190/1997: Projeto das estruturas de madeira define os métodos de cálculo que devem ser utilizados para o projeto e dimensionamento de estruturas de madeira em obras de construção civil. Analise as afirmativas a seguir.
I. Segundo a NBR 7190/1997 o Método dos Estados Limites deve ser utilizado para verificar a resistência dos elementos estruturais e o Método das Tensões Admissíveis deve ser utilizado para verificar as deformações em elementos de madeira. II. Segundo a NBR 7190/1997, a condição-padrão de referência para as propriedades de resistência e de rigidez da madeira, corresponde ao valor de umidade de 20%. III. A resistência de projeto é calculada multiplicando a resistência característica por coeficientes de modificação (Kmod) e dividindo por um coeficiente de ponderação. IV. Na condição-padrão de referência, as classes de resistência das dicotiledôneas são C20, C30, C40 e C60, sendo a classe C60 a que apresenta maior resistência à compressão paralela às fibras.
Assinale a alternativa CORRETA.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No caso de o órgão público não dispor de corpo técnico especializado, ele deverá fazer uma licitação específica para contratar uma empresa para elaborar o projeto básico. O edital para contratação desse projeto deverá conter, entre outros requisitos, o orçamento estimado dos custos dos projetos e o seu cronograma de elaboração.

II. A elaboração dos projetos de empreendimentos públicos, além de observar as características e condições do local de execução dos serviços ou obra e seu impacto ambiental, tem de violar os requisitos de segurança, de funcionalidade e de adequação ao interesse público.

III. O projeto básico é o elemento mais importante na execução de obra pública. As falhas em sua definição ou constituição podem dificultar a obtenção do resultado almejado pela Administração. O projeto básico deve ser elaborado anteriormente à licitação e receber a aprovação formal da autoridade competente.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A elaboração dos projetos, além de observar as características e condições do local de execução dos serviços ou obra e seu impacto ambiental, tem de considerar também a possibilidade de emprego de mão de obra, de materiais, de tecnologia e de matérias-primas existentes no local para execução, de modo a diminuir os custos de transporte. É relevante considerar, ainda, a facilidade e a economia na execução, na conservação e na operação, sem prejuízo da durabilidade da obra ou serviço.

II. A importância da obtenção da licença prévia após a licitação reside na certeza de que, ainda que o projeto básico seja concluído com a devida licença, o órgão ambiental, quando finalmente consultado, irá manifestar-se pela inviabilidade ambiental da obra.

III. A contratação de um fornecedor para a execução de uma obra pública é um processo que deve possuir os requisitos estabelecidos pela Lei das Licitações, sendo dispensáveis quaisquer estudos técnicos preliminares que assegurem a viabilidade técnica ou o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento.


Marque a alternativa CORRETA: