Filtrar


Questões por página:
Considerando a ABNT NBR 13752:2024 – Perícias de engenharia na construção civil, relacionada à análise de impactos em contratos de obras e serviços de construção civil, atente para as seguintes afirmações:

I. A análise técnica do desequilíbrio econômico-financeiro em contratos deve ser realizada pelo método comparativo de cenários: primeiro cenário – referencial; segundo cenário – executado, observado; e terceiro cenário – reequilibrado.
II. O cenário 3 – reequilibrado deve ser calculado utilizando-se tabelas de composições de preços oficiais (ex.: SINAPI), sendo vetado o uso de composições próprias.
III. Recomenda-se que a quantificação do valor dos impactos seja realizada na data-atual, considerando que pode já ter ocorrido reajuste contratual.
IV. O lucro é proporcional ao preço de venda do contrato, podendo sofrer aumento ou redução, dependendo do novo preço de venda.
V. O impacto pode ser analisado considerando apenas eventos isolados e seus efeitos, observando-se a matriz de risco.

Está correto somente o que se afirma em
A norma ABNT NBR 14.653 trata de avaliações de imóveis, o que norteia diversas áreas da sociedade como imobiliárias, cidadãos e empresas construtoras, além de dar suporte a litígios imobiliários, caso seja necessário. Ela é dividida em partes. Analise algumas destas seções (partes) da norma, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Imóveis rurais.
( ) Imóveis urbanos.
( ) Máquinas e equipamentos.
( ) Recursos naturais ambientais.
( ) Patrimônio histórico.
( ) Empreendimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A manta asfáltica é um dos materiais mais comumente utilizados para execução de impermeabilização em lajes. A NBR 9952 (ABNT,2024) é a norma responsável por estabelecer os critérios e requisitos para a manta asfáltica que se reflete no seu desempenho. Em relação à instalação e aplicação da manta asfáltica, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do passo a passo de sua execução.
As falhas em edificações podem comprometer a segurança; funcionalidade; operacionalidade; saúde de usuários; conforto térmico, acústico e lumínico; acessibilidade, durabilidade, vida útil, dentre outros parâmetros de desempenho (ABNT NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho). Dentro do ramo de Avaliações e Perícias de Engenharia, assinale a alternativa que nomeia corretamente as falhas decorrentes da falta de controle de qualidade dos serviços de manutenção, bem como da falta de acompanhamento de custos.
O sistema de manutenção de edificações visa, dentre outros, prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes. Conforme os tipos de manutenção em edificações, considerando a NBR 5674 (ABNT,2024) - Manutenção de edificações - requisitos para o sistema de gestão de manutenção, assinale a alternativa que apresenta o tipo de manutenção descrito abaixo:
Manutenção que demanda ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.