Filtrar


Questões por página:
A passagem daEducação Infantil para aoEnsinoFundamental é sempre um desafio aos docentes, crianças e às instituições escolares. Como possibilidade para esse processo, o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso propõe, com base em estudos referenciados, a ideia de convergência, pois ainda que essas etapas sejam pensadas a partir de concepções, culturas e práticas distintas, torna-se imprescindível buscar, de maneira colaborativa, novas abordagens e práticas que favoreçam essa transição. Assim, é possível estabelecer como ponto de convergência o:
Considerando as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

(__) Os novos tempos exigem que o professor também seja um constante aprendiz na conquista de uma formação contínua, por meio da qual possa resgatar o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica, a fim de torná-la mais crítica e consciente, transformando, desta forma, a sala de aula em um lugar motivador para que os alunos convivam em um ambiente agradável que os conduza a uma aprendizagem significativa.
(__) O professor, enquanto mediador da aprendizagem dos alunos, deve apresentar-lhes as dimensões que uma aprendizagem de qualidade terá em suas vidas, bem como desenvolver ações de colaboração e engajamento, por meio do qual todos possam aprender a aprender.
(__) O aluno precisa sentir-se um aprendiz capaz de construir seu próprio conhecimento, tornar-se um pesquisador criativo e manifestar sua curiosidade por meio de suas expectativas de aprender algo novo a cada dia, impondo todo conhecimento em seu cotidiano e no contexto do compromisso de aprender os conteúdos programáticos.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Ao propor que um dos objetivos do ensino no município de Barretos é propiciar ao educando o saber organizado para que possa se reconhecer como agente do processo de construção do conhecimento e da transformação das relações entre o homem e a sociedade (art.2°, alíneas a e b da Lei Complementar n° 300/2016), a Secretaria Municipal de Educação explicita que um dos seus princípios é
mostrar texto associado
A educação profissional da SEEDF está fundamentada nas lógicas taylorista e fordista.
mostrar texto associado
A concepção de formação profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é multirreferencial, pois articula o conhecimento científico com o saber fazer.