Filtrar


Questões por página:
Manuel é eletricista profissional, empregado em regime mensal CLT em uma empresa do ramo eletricitário.Ele não realizou qualquer curso específico na área elétrica, em instituição reconhecida pelo Sistema Oficial de Ensino, mas, ao ser admitido nesta empresa, recebeu treinamento específico sob orientação e responsabilidade de seu supervisor, Pedro. Pedro realizou curso específico na área elétrica, reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino e possui registro no competente Conselho de Classe, além de ter anuência formal da empresa com autorização para o trabalho com eletricidade. Manuel trabalha sob responsabilidade de Pedro, mas não tem anuência formal da empresa para o exercício de suas atividades na área elétrica. Nestas condições, considerando as disposições da NR-10, Manuel e Pedro, respectivamente, são profissionais:
O curso básico e o curso complementar de NR10 têm que ter carga horária, respectivamente, de:
Tendo em vista os sistemas elétricos de acordo com a NR10, sua aplicação está voltada para:
mostrar texto associado
Em conformidade com a NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Trabalho em Proximidade é aquele durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule. Do mesmo modo, a NR-10 estabelece raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, em função da faixa de tensão nominal da instalação elétrica em kV.
O valor do raio de delimitação entre zona de risco e controlada, em metros, para uma faixa de tensão nominal da instalação elétrica maior ou igual a 30 e menor que 36, é:

Determinado funcionário concluiu curso na área elétrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino e obteve registro em seu conselho de classe.


Na empresa em que trabalha, após receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, constatou a necessidade de manutenção em um equipamento de 127 Volts em corrente alternada (CA).


Para realizar esse serviço, de acordo com a NR10, o técnico deve