Filtrar


Questões por página:
Julgue o  próximo  item de acordo com as normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O atestado de saúde ocupacional (ASO) deve, em sua conclusão, informar se o trabalhador está apto ou inapto para o trabalho, considerando os riscos existentes na atividade. Entretanto, a norma do MTE que dispõe sobre o trabalho em altura inovou ao estabelecer que o ASO deve informar, expressamente, se o trabalhador está apto para o trabalho em altura.
Sobre os exames médicos que devem constar do PCMSO, o(a)

As atividades nas quais há poeiras respiráveis, cujas medições as identificaram como aerodispersoides fibrogênicos, com partículas que se situam abaixo de 10 micra e que podem ser inaladas pelas vias respiratórias dos trabalhadores, necessitam receber EPI específico com treinamento. Essa concessão de EPI deve ser associada aos exames médicos complementares indicados pela NR-7 e inseridos no planejamento no PCMSO. Nesse contexto, considere os exames relacionados abaixo.

I - Espirometria computadorizada
II - Espirometria por Técnica da American Thoracic Society
III - Espirometria simples
IV - Ressonância magnética de tórax
V - Telerradiografia de tórax em AP
VI - Telerradiografia do tórax em padrão OIT

São indicados pela NR-7 APENAS os exames

Atividades laborativas são desenvolvidas em ambientes diversos que devem ser monitorados de forma sistemática, com registro de dados no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), sendo correlacionadas às ações propostas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Quando forem identificados produtos químicos e fontes ruidosas, o Médico do Trabalho deve analisar os valores obtidos nas medições desses agentes para instituir ações preventivas. Esses valores devem ser
O Item 2.2 do Anexo I do Quadro II da NR-7 (dado pela Portaria 19, de 9 de abril de 1998) inclui os seguintes procedimentos como necessários para avaliação da audição do trabalhador, ao longo do tempo de exposição ao risco nos exames de referência e sequenciais, EXCETO