Filtrar


Questões por página:
No setor de saúde, uma categoria de trabalhadores ocupa singular função. Para cumprir um dos mais importantes papéis sociais e de grande relevância econômica, o trabalhador de enfermagem muito avançou cientificamente para atender às atuais e crescentes exigências, nesse campo. A Norma Regulamentadora que considera risco biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos: microrganismos geneticamente modificados ou não, culturas de células, parasitas, toxinas e príons é a de número:
O Programa do Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), regido por legislação específica, inclui as vacinas aos trabalhadores de laboratório de análises clínicas como parte da prevenção aos acidentes de trabalho. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Conforme a NR 32, os trabalhadores que realizam a limpeza dos serviços de saúde devem ser capacitados, inicialmente e de forma continuada, quanto aos princípios de higiene pessoal, risco biológico, risco químico, sinalização, rotulagem, EPI, EPC e procedimentos em situações de emergência. Para as atividades de limpeza e conservação, cabe ao empregador, no mínimo, EXCETO:
Os agentes biológicos classificados na classe de risco 4 implicam risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresentam grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. São exemplos de agentes classe 4 de risco listados na NR-32 e que precisam ser identificados corretamente para um correto PPRA, EXCETO:
De acordo com a classificação dos agentes biológicos que envolvem riscos à saúde do trabalhador disposta na NR 32, analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
( ) Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, mas existem meios eficazes de tratamento.
( ) Classe de risco 3: risco individual baixo para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade, embora podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem tratamentos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: