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Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
O Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa (CMU) tem como finalidade padronizar a representação de símbolos matemáticos no Sistema Braille. Com o CMU, professores e estudantes têm acesso a um código padronizado que permite a correta interpretação e comunicação de conceitos matemáticos, promovendo assim igualdade de oportunidades educacionais.
Nessa direção, o CMU estabelece algumas orientações:
I. expressões matemáticas se escrevem, preferencialmente, sem celas vazias intermediárias.
II. expressões e sentenças longas, quando não couberem em uma linha, devem ser cortadas, preferencialmente, em um sinal de relação ou de operação.
III. a transcrição de uma fórmula inserida em um texto comum deve ser feita sem celas vazias intermediárias.
Classificando as assertivas como verdadeira (V) ou falsa (F) temos, respectivamente,
Nessa direção, o CMU estabelece algumas orientações:
I. expressões matemáticas se escrevem, preferencialmente, sem celas vazias intermediárias.
II. expressões e sentenças longas, quando não couberem em uma linha, devem ser cortadas, preferencialmente, em um sinal de relação ou de operação.
III. a transcrição de uma fórmula inserida em um texto comum deve ser feita sem celas vazias intermediárias.
Classificando as assertivas como verdadeira (V) ou falsa (F) temos, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
A Grafia Química Braille para Uso no Brasil foi publicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC com o objetivo de atender os estudantes cegos. Com essa grafia pode-se representar substâncias e reações, permitindo o acesso dos estudantes cegos ao nível representacional da Química. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I. Na representação em braille dos números atômicos e de massa, utilizam-se os indicadores (34) para a posição inferior e (16) para a posição superior.
II. O elétron (e-) é representado em textos de química por (15 5 36).
III. Para a transcrição do benzeno sugere-se utilizar os símbolos (264 351)
Assinale a alternativa que apresenta orientações corretas para os professores, transcritores e usuários.
I. Na representação em braille dos números atômicos e de massa, utilizam-se os indicadores (34) para a posição inferior e (16) para a posição superior.
II. O elétron (e-) é representado em textos de química por (15 5 36).
III. Para a transcrição do benzeno sugere-se utilizar os símbolos (264 351)
Assinale a alternativa que apresenta orientações corretas para os professores, transcritores e usuários.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Para fazer a adição de números decimais usando o soroban, em primeiro lugar devemos observar quantos algarismos tem após ____________, de todos os números a serem somados. Se eles tiverem até 3 algarismos após ____________, ocuparão ____________ com a parte decimal ____________ do ponto de separação de classe (que será usado como vírgula decimal) e ____________ a parte inteira do número.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Soroban. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wpcontent/uploads/2023/09/Cartilha-Soroban.pdf. Acesso em: 11 jul.2024. Adaptado.
As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
RESENDE, Tânia Regina Martins. Soroban. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wpcontent/uploads/2023/09/Cartilha-Soroban.pdf. Acesso em: 11 jul.2024. Adaptado.
As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Braille
Observe a frase:
“Não existe um elemento x que satisfaça a igualdade”.
Na teoria dos conjuntos e lógica, no contexto matemático, os pontos em Braille que representam “não existe” são
“Não existe um elemento x que satisfaça a igualdade”.
Na teoria dos conjuntos e lógica, no contexto matemático, os pontos em Braille que representam “não existe” são
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Braille
Relacione os pontos do Sistema Braille no contexto matemático com seus respectivos significados.
I. Pontos (456 12345)
II. Pontos (16)
III. Pontos (246 25 135)
IV. Pontos (456 36)
( ) Conjunto dos números racionais
( ) Ângulo reto
( ) Potência
( ) Dupla implicação
A relação correta, na ordem dada, é:
I. Pontos (456 12345)
II. Pontos (16)
III. Pontos (246 25 135)
IV. Pontos (456 36)
( ) Conjunto dos números racionais
( ) Ângulo reto
( ) Potência
( ) Dupla implicação
A relação correta, na ordem dada, é: