Filtrar


Questões por página:
A prática pedagógica nas diversas áreas do conhecimento tem sofrido influências de teorias de desenvolvimento e de aprendizagem desenvolvidas pela Psicologia. Atualmente, têm ganhado destaque as posturas críticas, transformadoras e emancipadoras que, segundo Loureiro et alii (2009),
Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção:

A. ? Me ajuda a fazer o desenho de um menino usando patins?

P. ? Assim que eu acabar de fazer isso.

A. ? Mas daí não dá tempo!

P. ? Eu já vou. Espera um minutinho.

A. ? Quanto é um minutinho? Um minutinho dá tempo?

Pode ser inferido, com base nessa conversa, que
Mesmo que as crianças não possam desempenhar algumas tarefas sozinhas, algumas dessas podem ser realizadas com a ajuda de outras pessoas. Isso identifica sua zona de desenvolvimento:
A professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental iniciou uma atividade em grupo com massa de modelar vermelha. Paulo, um aluno com Transtorno Global de Desenvolvimento, começou a bater as mãos na carteira, demostrando um comportamento agressivo e negando-se a participar da atividade, visto que seu comportamento está associado a essa cor. Com relação às atribuições do Agente de Apoio, analise as afirmativas a seguir. I. Paulo, devido ao comportamento agressivo, deve ser retirado da sala, não participando da atividade. II. O Agente de Apoio deve oferecer uma massa de modelar amarela para Paulo executar a tarefa. III. O Agente de Apoio, ao final da atividade, deve relatar esse acontecimento no registro escolar, de modo a permitir uma melhor dinâmica para as próximas atividades. Assinale:
O ensino de matemática na Educação Infantil desenvolve a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico da criança. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta.