Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A obra De Magistro de Santo Agostinho, do ano 389 da era cristã, se insere entre as obras da chamada fase de juventude e ainda contém muitos elementos de paganismo que posteriormente foram retratados pelo próprio autor. O trecho citado é de relevante importância para o estudo do desenvolvimento do seu pensamento e para o entendimento de sua obra posterior. Em relação às influências pagãs-gnósticas que ele mesmo reconheceu e das quais teve de se desfazer, assinale a alternativa correta com respeito às influências pagãs presentes no argumento do trecho citado.
Sobre a Filosofia e a atividade filosófica Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Embora a filosofia seja definida como a busca da sabedoria, ela não investiga o que significa fazer perguntas. ( ) Dizer que a filosofia encoraja a adoção de uma atitude questionadora significa que o pensamento filosófico encoraja as pessoas a pôr em dúvida mesmo suas crenças quanto à existência de Deus ou as crenças morais tradicionais. ( ) Dizer que a filosofia é uma disciplina de "segunda ordem" significa que ela investiga os pressupostos, critérios e métodos assumidos por outras disciplinas. ( ) Ignorância socrática é o mesmo que ceticismo completo porque Sócrates admite que nada sabe, nem mesmo se seu método de investigação é apropriado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
mostrar texto associado
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ato de filosofar é uma atividade essencialmente acadêmica, restando aos professores do ensino médio a atividade de suscitar nos estudantes dúvidas quanto à possibilidade de apreensão desse tipo de saber.

Observe as figuras abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Analisando as frases contidas nas figuras e com referência às possíveis definições dos sentidos da filosofia, podemos concluir que a filosofia:

Em consideração às competências e habilidades a serem desenvolvidas em filosofia conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, cabe à filosofia contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto nos seguintes outros planos: