Questões de Concurso
Filtrar
65 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 13
Questões por página:
Leia atentamente a passagem a seguir:
“Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais, faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma”. (Adorno,53,2008)
Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que:
Leia o texto abaixo.
Seria legítimo afirmar-se, pois, que é sob o signo do homem que se constata o verdadeiro ‘império social’ dentro da natureza. Por esta razão, a parte mais importante da contribuição científica da Sociologia diz respeito à investigação das associações humanas. Em regra, os sociólogos se encaram como especialistas no estudo dessas associações e tendem a defender, em sua maioria, a concepção de que a Sociologia seria, estritamente, uma ciência do homem.
FERNANDES, Florestan. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Companhia Editora Nacional: São Paulo,1959.
Conforme o texto, podemos verificar que
Leia o texto abaixo.
"No século XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa irá fornecer os elementos que servirão de base para o surgimento da Sociologia como ciência particular. No início desse século, o pensamento de Saint Simont (1760-1830), de G.W.E. Hegel (1770-1830) e de David Ricardo (1772-1823), entre outros, será o elo para que Auguste Comte (1789-1857) e Karl Marx (1818 1883) desenvolvam suas reflexões sobre a sociedade de maneiras radicalmente divergentes”.
TOMAZZI, Nélson Dácio. Iniciação à Sociologia. Atual: São Paulo,1993.
Identifique as duas revoluções modernas que criaram as condições para a emergência da Sociologia como ciência.