Filtrar


Questões por página:

A sociologia surgiu no final do século XIX, quando se tentava compreender a transição da sociedade tradicional para uma ordem social moderna. A respeito de aspectos relativos à sociologia como ciência, julgue o item que se segue.


Na Europa do final do século XIX, o monopólio da explicação e(ou) compreensão do comportamento humano era objeto de disputa entre sociólogos e estudiosos de diferentes áreas de atuação intelectual, como a biologia e suas teorias raciais, a história, a psicologia e até mesmo a literatura.

Anita Handfas e Rosana Teixeira (2007) levantam a hipótese de que a Sociologia corre o risco de perder sua natureza científica no ensino médio por influência, nas práticas pedagógicas docentes, de algumas concepções que afirmam que o desenvolvimento dos processos educacionais são impulsionados fundamentalmente pela experiência imediata ou pela prática cotidiana de seus agentes. Na avaliação dos autores, essas concepções se baseiam nas seguintes perspectivas:

I) Na promoção de uma distinção entre conhecimento tácito e conhecimento escolar.

II) Na “epistemologia da prática”, que se fundamentaria principalmente no conjunto de saberes que o professor tende a mobilizar em sua prática pedagógica cotidiana, em especial os saberes de sua própria experiência.

III) Na celebração do ‘fim da teoria’ – movimento que prioriza a eficiência e a construção de um terreno consensual que toma por base a experiência imediata ou o conceito corrente de prática reflexiva.

IV) Na crítica de que a escola é hoje tributária de uma perspectiva teoricista e elitista do ensino, na medida em que nega os vínculos entre a elaboração teórica e a prática social.

Assinale a alternativa que apresenta apenas sentenças CORRETAS.

Conforme analisa Simone Meucci (2007), no Brasil, a publicação de um conjunto significativo de obras introdutórias ao conhecimento sociológico ocorreu na década de 1930. A composição repentina de um conjunto notável de livros didáticos da disciplina, para esta autora, esteve vinculada a uma série de iniciativas dedicadas à institucionalização da sociologia nos anos de 1930.

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a estas iniciativas.

Conforme Zygmunt Bauman e Tim May (2010), aprender a pensar sociologicamente é uma atividade que se distingue também por sua relação com o senso comum. Ressaltam que é importante para a identidade da Sociologia estabelecer uma fronteira entre conhecimento sociológico formal e senso comum. Julgue os itens abaixo, considerando a análise que os autores fazem acerca da fronteira entre conhecimento sociológico formal e senso comum.

I) A Sociologia empenha-se em se subordinar às regras rigorosas do discurso responsável.

II) O tamanho do campo no qual o material do pensamento sociológico é extraído deve abranger uma multiplicidade de mundos, possibilitando a ligação entre biografia individual e amplos processos sociais.

III) A Sociologia e o senso comum se diferem quanto ao sentido que cada um atribui à vida humana em termos de como entendem e explicam eventos e circunstâncias. Pensar sociologicamente é dar sentido à condição humana por meio de uma análise das numerosas teias de interdependência humana – aquelas mais árduas realidades a que nos referimos para explicar nossos motivos e os efeitos de suas ativações.

IV) Embora a Sociologia repouse em constante e íntima conversação com o senso comum, ela procura ultrapassar suas limitações abrindo possibilidades que poderiam facilmente ser ignoradas. Coloca questões que transformam o evidente em enigma e podem desfamiliarizar o familiar. Ou seja, por colocar em questão aquilo que é considerado inquestionável, tido como dado, se abrirá uma tensão entre o seu caráter inquisitivo e a familiaridade, própria do senso comum.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Sociologia integra a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e tem como objetivo de forma específica: