Filtrar


Questões por página:
Plano de Sucessão, ou Inventário de Sucessão, representa um dos produtos mais significativos do processo de Planejamento de Recursos Humanos. Algumas ideias básicas que condicionam o êxito empresarial são operacionalizadas com a formulação dos planos de sucessão. Entre essas ideias, destacam-se a responsabilidade por assegurar a competência e o desempenho necessários ao atingimento dos objetivos empresariais, no presente e no futuro, a preocupação em garantir a continuidade eficaz da empresa na busca da realização de sua missão empresarial e o interesse em proporcionar aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento profissional e de carreira bem-sucedida na empresa (LUCENA,2017). Analise as afirmativas a seguir.
I. Identificar as oportunidades e possibilidades para aproveitamento interno de pessoal no planejamento das necessidades futuras da empresa. II. Dimensionar as necessidades de busca de pessoal no mercado, a curto ou longo prazos. III. Ter uma visão atual e do futuro de seus Recursos Humanos, face às expectativas do negócio. IV. Orientar os planos de desenvolvimento para os substitutos indicados. V. Definir o quadro de substituições.

Sobre os Planos de Sucessão, estão corretas as afirmativas:
Uma das áreas de maior importância para as organizações, a administração de recursos humanos
Encaminhar colaboradores para capacitação, se detectadas necessidades de complementação ou oportunidades de crescimento e/ou alertar formalmente profissionais com insuficiência de desempenho não justificada sobre urgências na modificação de condutas, são atividades relacionadas à gestão de recursos humanos, que estão agrupadas em funções ou subsistemas como:

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas nas organizações.


Em uma organização que estabeleça como diretriz o princípio de que a administração de recursos humanos é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, estará presente a descentralização das atividades de administração de recursos humanos — como seleção, capacitação e integração.

No processo evolutivo da gestão estratégica de pessoas verifica-se uma importante mudança de paradigma tendendo à descentralização de algumas atividades que, anteriormente, eram concentradas na área de administração de recursos humanos. Nesse sentido, as atividades atribuídas aos gestores das demais áreas da organização relativas à gestão dos recursos humanos nela alocados correspondem a