Filtrar
16 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 4
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
Loris Malaguzzi, autor do poema “As Cem Linguagens da Criança” e idealizador da pedagogia que valoriza o pensamento dos pequenos e as linguagens utilizadas por eles, defende que o aprendizado decorre em grande parte do trabalho das próprias crianças, de suas atividades e do uso dos recursos que elas têm. Nesse sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção dos conhecimentos, e o aprendizado se torna um processo auto-construtivo.
Julgue o item que se segue.
A infância é uma construção histórica, resultado de um processo complexo de produção de representações sobre as crianças, de estruturação dos seus cotidianos e mundos de vida e, especialmente, de constituição de organizações sociais para as crianças.
“Diversas teorias foram oferecidas para explicar o desenvolvimento da linguagem. Duas primeiras explicações ambientais, uma baseada na imitação e uma no reforço, foram largamente rejeitadas. Mais recentemente, a ênfase tem sido dada tanto à qualidade útil da forma mais simples de linguagem de adulto-para-criança, chamada manhês ou fala dirigida ao bebê, quanto ao papel de expansão e remodelação das frases das crianças.” (Bee e Boyd,2011, p.251)
Sobre o manhês, assinale a alternativa que NÃO DESCREVE ADEQUADAMENTE o referido conceito.
Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.
II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.
III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.
Está(ão) CORRETO(S):