Filtrar


Questões por página:
Em Filosofia procuramos ler, escrever e comentar artigos científicos, bem como dissertações de mestrado e teses de doutorado. Assinale a alternativa que apresenta quando podemos dizer que um texto de filosofia tem uma proposta ou tese forte e consistente.
Muitas das discussões contemporâneas oriundas das novas ciências são referências de velhas discussões já acontecidas na Filosofia em outros contextos históricos, agora atualizadas em novos contextos. Uma dessas discussões é a relação entre o corpo e a mente, com propostas dualistas, monistas e “monismo anômalo” (Donald Davidson). Neurociência, Ciências Cognitivas, Ceticismo Científico são novos campos do saber que fazem uso da história da filosofia para realizar suas discussões e defesas de teses. A respeito do pensamento de Descartes, filósofo do século XVII e considerado por muitos como o fundador da ciência moderna, assinale a alternativa correta.
Já nas diretrizes para o ensino da Filosofia do Parecer de nº 277/62, realizada em 1962, procurava-se um princípio para nortear o curso de graduação no sentido de formar professores de filosofia altamente qualificados para introduzir os alunos do 2º grau na atividade crítico-reflexiva (licenciatura) e o de formar profissionais capazes de levar adiante, em outras áreas de atividade, a pesquisa filosófica e a reflexão crítica. Estava em questão o problema da flexibilidade e da diversificação aliado, em geral, à intenção de reforço de um ensino voltado mais para o rigor da formação que para o volume da informação. Mas é essa a dificuldade para o professor de Filosofia. Ensinar Filosofia: mas qual Filosofia. E se não há conteúdos, procedimentos e estratégias e o que deve ser ensinado: o que pode ser ensinado; como ensinar? Diante dessa questão, assinale a alternativa correta.
“A Filosofia, no espaço escolar, acompanhada de todo processo educativo desenvolvido na escola, não só é responsável por formar as novas gerações, mas também precisa oferecer aos novos cidadãos aquilo que a humanidade possui de melhor, e não o que nos envergonha como humanos. Uma sociedade ou um Estado que neguem a seus cidadãos as conquistas mais qualitativas da humanidade promovem a barbárie e contribuem para a animalização do ser humano, transformando-o em coisa, em objeto […]”. (GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008, p.144). Reflita sobre o texto acima e assinale a alternativa incorreta.
O cultivo da Filosofia proporcionou um crescente desenvolvimento dos conhecimentos e acúmulo de informações gerando uma constante busca para a produção de conhecimentos verdadeiros. Assim, no século XVII surge um método científico baseado na experiência e cuja aplicação a cada objeto de estudo constitui uma ciência diferente: a física, a química, a biologia e a partir do século XIX, as chamadas ciências humanas e sociais: psicologia, sociologia e humanidades em geral, possui o seu próprio método, o qual depende do objeto de conhecimento.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.